A educação de Ribeirão Pires é mais uma vez destaque em boas práticas de ensino. Em evento realizado nesta terça-feira (25), no Memorial da América Latina, a cidade foi agraciada com dois prêmios em cerimônia do programa Alfabetiza Juntos SP, iniciativa do Governo do Estado que reconhece os esforços das redes municipais que atingiram as metas estabelecidas na avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) em 2024, e também aquelas que possuem os melhores índices de leitura em suas redes.
O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, recebeu a premiação da cidade em duas honrarias: a de Município Campeão de Alfabetização, que reconheceu qualidade do ensino público das 100 melhores cidades do Estado no desempenho de fluência leitora, e também o Prêmio Excelência Educacional, que avaliou o bom resultado de nossas crianças e jovens na avaliação do Saresp no último ano. Ao todo, foram 470 cidades presentes na cerimônia, sendo apenas 72 delas premiadas nas duas categorias.
“Educação se faz em rede, priorizando, acima de tudo, o desenvolvimento do estudante. Temos um time forte de educadores e gestores empenhados diariamente em buscar práticas inovadoras e eficazes para que os alunos aprendam sempre mais e melhor. Mais uma vez, este trabalho é reconhecido e nos mostra que estamos no caminho certo”, destacou o prefeito Guto Volpi.
Criado pelo Governo do Estado, o Prêmio Excelência Educacional tem como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do Saresp. Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra o regime de ensino em tempo parcial ou integral. Já o reconhecimento aos 100 municípios destaque na alfabetização levou em conta os melhores índices de fluência leitora, uma métrica essencial para avaliar o desenvolvimento infantil nas escolas.
Para o secretário de Educação de Ribeirão Pires, Raphael Volpi, a premiação reforça a eficiência do trabalho dos profissionais na rede de ensino. “Ser reconhecido pelo Governo do Estado como referência em alfabetização é motivo de orgulho para todos que fazem educação diariamente”, comemorou.
Em Dia Mundial do Autismo, projeto da gestão Marcelo Lima, aprovado na Câmara, incentiva empresas…
Objetivo é ampliar o acesso à saúde por meio de tratamentos e medicamentos à base…
Recurso de emenda parlamentar será destinada a custeio; desde 2023, deputado enviou R$ 4.3 milhões…
Lançado em 2018, o programa foi criado para promover inclusão digital, abrindo o acesso à…
Anualmente Prefeitura trabalha com 25 mil processos, ou seja, 850 mil folhas impressas – o…
Festival do Cambuci é um evento que integra o calendário de festejos do aniversário de…