Eduardo Leite ,pré-candidato a prefeito de Santo André, destaca a história do bairro e cita trabalhos para população local
Um dos bairros mais conhecidos de Santo André, o Centreville completa 42 anos de existência nesta terça-feira (16/07) e o pré-candidato a prefeito Eduardo Leite (PSB) relembra a fundação da comunidade. O futuro postulante ao Paço cita ações de seu mandato como vereador para a localidade, como a homenagem à antiga moradora local Maria Aparecida Cesário Oliveira, que tem seu nome na US (Unidade de Saúde), além de ações de pavimentação, Segurança e outras medidas para a Saúde na região.
A origem do Centreville vem da construção de um conjunto habitacional de luxo na região, ainda na década de 1970, quando as intervenções tiveram início. Entretanto, poucos anos depois, os trabalhos foram interrompidos devido à falência da construtora responsável pelo empreendimento. Dessa forma, mais de 300 imóveis ficaram abandonados, até o momento em que foram invadidos por diversas famílias, sem moradias, em 1982.
“O Centreville representa uma história de luta para diversas famílias, que hoje têm um teto para morar. E seguimos lutando por mais melhorias para o bairro, por pavimentação, instalação de câmeras de monitoramento, como indiquei para a Praça Cacilda Becker, manutenção da galeria de águas pluviais, limpeza e a ampliação vertical da Unidade de Saúde do bairro, visando ampliar o atendimento e conforto aos moradores e funcionários”, relembra do pré-candidato à Prefeitura de Santo André.
Como vereador, Eduardo Leite conseguiu a aprovação do projeto de lei e a sanção do governo municipal para alteração do nome da US/USF (Unidade Saúde da Família) do Centreville para US/USF Maria Aparecida Cesário de Oliveira. A antiga moradora participava ativamente na comunidade, como conselheira do posto de saúde, coordenadora da Capela Nossa Senhora da Esperança e da Associação de Moradores do Bairro Centreville. Ela veio a falecer em outubro de 2020, vítima da Covid-19, aos 69 anos, deixando quatro filhos e sete netos na ocasião.
“A Dona Cida era uma amiga especial e sempre admirei a sua história, que representa muito a trajetória do Centreville, por isso tenho orgulho desse projeto, que virou realidade em 2021. Tenho muitos amigos e amigas no bairro e quero trabalhar mais pela comunidade, que teve grandes avanços nos últimos anos, como o direito às escrituras de suas casas, mas ainda carece de avanços na segurança, na saúde, no transporte e muito mais. Por isso, o Centreville é um bairro que merece homenagem e muito trabalho pela população”, afirma Eduardo Leite.