ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Economia

CEP Digital Empreendedor ajuda formalizar comerciantes de comunidades em Sto.André

Inovação e tecnologia com CEP digital permitem que micro e pequenos negócios possam se expandir

Gislayne Jacinto
Última atualização: 28/03/2025 07:43
Por Gislayne Jacinto
Publicado 27/03/2025
Compartilhar
CEP Digital Empreendedor ajuda formalizar comerciantes de comunidades em Sto.André
CEP Digital Empreendedor ajuda formalizar comerciantes de comunidades em Sto.André. Foto: Divulgação/PSA

 

Santo André ampliou um projeto que já vem dando resultados nas residências localizadas em comunidades e núcleos da cidade, estendendo agora para os comerciantes dessas localidades, com o lançamento do CEP Digital Empreendedor. O projeto foi pioneiro no país, implantado em 2023, e agora a ideia é auxiliar a formalização também dos comércios.

Com essa regulamentação, o endereço desses micro e pequenos comerciantes passará a existir formalmente, possibilitando a regularização das empresas, a emissão de notas fiscais e, consequentemente, o crescimento de seus negócios, promovendo inovação e incentivando o empreendedorismo.

“Agora nas comunidades as empresas podem ter sua formalização. Podem expandir seu negócio, contratar funcionários, fazer compra para entregar no local e também podem enviar daqui para o Brasil inteiro. É Santo André investindo cada vez mais em inovação e tecnologia, mas, sobretudo, melhorando o ambiente de negócio para quem quer empreender, gerar emprego, gerar renda na cidade”, destacou o prefeito Gilvan Junior.

O jovem Felipe Fernandes, 21 anos, está a quatro meses à frente de uma loja multimarcas de roupas, calçados e acessórios no Morro da Kibon, e foi o primeiro empreendedor andreense a receber o CEP Digital Empreendedor, a partir do qual pretende ter mais facilidades não só para vender como fazer seu comércio crescer.

“Essa solução é ótima, porque uma das principais dificuldades que nós comerciantes aqui da região enfrentamos é quanto a essa logística de enviar e receber encomendas. E com isso a gente tem a possibilidade de expandir o nosso comércio para o ramo digital. Podemos, a partir desse CEP digital novo, inserir a nossa loja no e-commerce, o que até então tinha sido uma dificuldade que encontramos e nos limitamos apenas à loja física, mas agora temos a possibilidade dessa expansão também”, explicou Felipe Fernandes.

“E a Prefeitura deu todo o auxílio necessário, todo o suporte e conseguimos regularizar toda a situação”, continuou o empreendedor, que recebeu a visita do prefeito Gilvan em sua loja, nas companhias dos secretários Marília Camargo (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Evandro Banzato (Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego) e Diego Cabral (Inovação e Tecnologia).

O CEP Digital é reconhecido por meio de decreto municipal desde 2023. Santo André foi a primeira cidade do Brasil a implantar essa tecnologia em prol da população que vive em comunidades e núcleos consolidados e, a partir de agora, comerciantes poderão usufruir das benfeitorias desse projeto.

“O CEP Digital é um projeto que está expandindo por toda a cidade, estamos próximos de 10 mil endereços cadastrados, vamos atingir 20 mil ainda este ano, e a iniciativa é para mapear oportunidades e pessoas. Em Santo André ninguém fica fora do mapa. Queremos garantir cidadania, acessibilidade e oportunidade. A Prefeitura está atuando fortemente para garantir o CEP Digital para que o munícipe possa utilizar os serviços públicos e para que o poder público possa planejar e entregar o melhor”, enalteceu o secretário de Inovação e Tecnologia, Diego Cabral.

“A partir de uma atualização cadastral dos comércios junto aos órgãos da Prefeitura, podemos identificar o empreendedor e ofertar uma série de serviços públicos, como linha de crédito, formação, Circuito Empreendedor, para a gente poder potencializar. As comunidades têm um processo complexo de regularização fundiária, que estamos atacando, mas ao mesmo tempo vamos dando oportunidades e não deixando o empreendedor de fora”, emendou Diego Cabral.

Tags:CEP digitalcomunidadesempreendedoresgilvan júniorprefeitoprefeiturasanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Polícia Municipal de Ribeirão Pires prende criminoso na região do Jardim Serrano Polícia Municipal de Ribeirão Pires prende criminoso na região do Jardim Serrano
Próximo artigo viatura da PM na Avenida Papa João XXIII, em Mauá. Em dois dias, dois criminosos morrem em ocorrências com policiais em Mauá

Últimas notícias ABC Paulista

neymar santos
Neymar treina no campo e avança no retorno ao Santos
18/07/2026
Homens arremessam corpo de mulher por cima de muro de UBS Mata Virgem em SP
Vídeo: Homens arremessam corpo de mulher por cima de muro de UBS Mata Virgem em SP
18/07/2026
sao paulo
São Paulo empresta jovem para time da 2ª divisão
18/07/2026
sao paulo
São Paulo fecha mercado com quatro reforços
18/07/2026
Pedestre morre atropelado por moto e múltiplos veículos na Rodovia dos Imigrantes
Pedestre morre atropelado por moto e múltiplos veículos na Rodovia dos Imigrantes
18/07/2026

Recomendadas

Vandalismo no Parque Linear: Prefeitura de São Caetano reforça segurança e faz apelo à população
São CaetanoCidades

Vandalismo no Parque Linear: Prefeitura de São Caetano reforça segurança e faz apelo à população

18/07/2026
Homem é morto em confronto com o Baep após perseguição em Santo André
Santo AndréCidades

Homem é morto em confronto com o Baep após perseguição em Santo André

18/07/2026
Vídeo de influenciadora de Santo André viraliza e aumenta vendas de confeitaria de rua em 250%
Santo AndréVariedades

Vídeo de influenciadora de Santo André viraliza e aumenta vendas de confeitaria de rua em 250%

18/07/2026
Show de Péricles atrai milhares de pessoas na abertura da 38ª Quermesse de Mauá
MauáCultura e Lazer

Show de Péricles atrai milhares de pessoas na abertura da 38ª Quermesse de Mauá

18/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?