Doses da vacina contra Covid são furtadas em UBS de Diadema

Mais visitadas

Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia, que investiga do caso

 

Doses da vacina contra Covid são furtadas na UBS Parque Reid de Diadema. Foto: Reprodução/Google

 

Doses da vacina Coronavac foram furtadas da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Parque Reid. A Prefeitura registrou BO (Boletim de Ocorrência) e a Polícia investiga o caso.

De acordo, com a Secretaria do Estado da Segurança, o 1º DP de Diadema apura o furto de duas doses de imunizante contra Covid-19 de uma Unidade Básica de Saúde, em Diadema. O caso foi registrado por meio da delegacia eletrônica na última sexta-feira (22) e as investigações seguem em andamento.

A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informou que abriu processo administrativo para identificar o furto de duas doses de vacina contra a covid-19 da UBS Parque Reid. Nesta sexta-feira (22/01), foi identificada a ausência do imunizante e a gerente da unidade foi orientada a registrar Boletim de Ocorrência, que foi feito na Delegacia Eletrônica às 11h33 do mesmo dia.

A Secretaria intensificou medidas de prevenção como reforço no monitoramento pela Guarda Civil Municipal (GCM) e uma equipe para acompanhar as investigações junto ao 1° DP da cidade. A unidade não registrou nenhum tipo de invasão externa. O local onde as vacinas estavam tem chave e o acesso é restrito a funcionários.

A UBS conta com 70 funcionário.  “É importante destacar o compromisso dessa gestão para manter o processo de vacinação transparente e seguro, fato esse comprovado pelas seguintes medidas: 1 – Parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) que vem fazendo a segurança das vacinas desde o primeiro dia da chegada das doses ao município; 2 – O Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 instituiu a Comissão de Operacionalização e Acompanhamento da vacinação contra a Covid-19 na cidade, que entre seus integrantes conta com representante da Secretaria de Defesa Social para alinhar pontos fundamentais, como a segurança das doses e dos profissionais envolvidos na campanha; 3- Para distribuir a vacina, a Secretaria Municipal da Saúde solicitou que a gerência de cada um dos serviços municipais e privados que foram priorizados fizessem uma lista nominal dos trabalhadores da saúde que atendessem aos critérios estabelecidos, entre eles, maior vulnerabilidade relativa à exposição ao vírus Sars-Cov-2. A lista tem nome completo, CPF, data de nascimento, função e setor de cada funcionário”, informou a nota

A Prefeitura ainda afirmou que retirou as doses não aplicadas de todas as unidades que não teriam atendimento no final de semana, como medida de segurança.

“Na próxima semana, vamos divulgar a lista de todas as pessoas que estão sendo vacinadas no site oficial da Prefeitura de Diadema. A lista será atualizada diariamente. Ressaltamos que o furto de vacina é crime e a aplicação do imunizante em qualquer pessoa que não se enquadre nos critérios definidos pelas autoridades de saúde é irregular e deve ser denunciada. A SMS repudia a atitude que prejudica aqueles que estão na linha de frente do enfrentamento a pandemia e se coloca à disposição das autoridades para os devidos esclarecimentos necessários”, completou a administração.

Doses recebidas

Diadema recebeu as primeiras 4.480 doses da vacina contra a Covid-19 na tarde da última terça-feira (19/01), data em que a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, já deu início à vacinação dos grupos prioritários em ato simbólico realizado no Quarteirão da Saúde, às 19h, com a imunização de três profissionais. Até o momento, 2.656 pessoas foram vacinadas em Diadema.

Apesar da alegria de dar início à vacinação, o município informou que acompanha com cautela o número de doses recebidas, pois entre estabelecimentos públicos e privados, Diadema tem uma quantidade de trabalhadores da saúde superior à quantidade de doses recebidas na primeira entrega.

Embasado pelas diretrizes do Plano Nacional de Imunização e do Plano Estadual de Imunização, Diadema priorizou os trabalhadores dos serviços municipais e privados que atuam no atendimento direto aos pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19, ou seja, aqueles que estão no Hospital Municipal Diadema, Hospital Estadual de Diadema (Serraria), Pronto Socorro Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), além dos serviços privados: Hospital Innova Diadema e Centro Clínico NotreDame Intermédica.

Também serão ser vacinados nessa fase em Diadema os idosos residentes nas quatro Instituições de Longa Permanência (ILPI) situadas na cidade. Assim que novas remessas do imunizante foram sendo liberadas para a cidade, serão incluídos na campanha, de forma escalonada, os demais trabalhadores da saúde e outros públicos prioritários, como profissionais de setor administrativos, técnicos da Secretaria Municipal da Saúde, funcionários dos Centros de Atenção Psicossocial, motoristas que atuam na saúde.

A cidade conta com 17 mil profissionais atuando nas redes pública e privada de saúde.

Mais publicações

2 COMENTÁRIOS

  1. Certeza que tem funcionários envolvidos nesse furto. Mas, a pergunta que fica é por que estavam estocando vacina covid numa ubs ao invés de ficar num estoque central do município? Gerente fraquinha, né?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações