Dos 42 mil idosos, 16,6 mil já usam Cartão SOU + Diadema Sênior

Com esse cartão, pessoas acima de 65 anos não têm necessidade de apresentar RG e é possível entrar no ônibus pela porta da frente

 

Dos 42 mil idosos, 16,6 mil já usam Cartão SOU + Diadema Sênior. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Bendetti

 

Seis meses após o lançamento, realizado pela Prefeitura de Diadema, já foram emitidos 16.666 cartões SOU + Diadema na categoria sênior. Hoje, aproximadamente 42 mil idosos vivem no município de Diadema. O cartão é destinado para idosos com 65 anos ou mais e tem como objetivo oferecer mais conforto para essa população. A ação envolve as secretarias de Transportes e Assistência Social e Cidadania (SASC), em parceria com as empresas de ônibus MobiBrasil, Benfica e a SOU Diadema.

“O cartão SOU + Sênior é uma conquista que oferece mais segurança e comodidade para a população idosa. Essa foi uma das questões que discutimos tanto nas conferências do idoso quanto no Conselho e que já está beneficiando muitas pessoas”, disse a secretária interina da SASC, Caroline Rocha.

- Publicidade -

Com o cartão, o idoso não tem a necessidade de apresentar o documento de identidade. É possível entrar no ônibus pela porta da frente, validar o cartão, passar a catraca e escolher o local para se acomodar, não precisando permanecer na parte da frente ou na escada em horários de pico.

Dona Jercy Marques Ferreira, de 82 anos, é usuária do benefício e garante que o acesso ficou muito melhor. “O cartão facilita nossa vida. É mais seguro. Antes, tínhamos que entrar pela porta traseira. O motorista tinha menos visão dos passageiros. Agora, ficou mais fácil. Entramos pela porta da frente e procuramos o assento. É muito bom”.

“Essa parceria torna a vida do munícipe mais simples. Para realizar o cadastro, basta comparecer até um ponto de atendimento com os documentos necessários”, explicou o secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves.

O benefício é gratuito, conforme previsto em lei, e o interessado no cartão deve levar RG, CPF e comprovante de residência na Loja SOU, no Centro de Diadema (Avenida Presidente Kennedy, 287), ou no estande do Shopping Praça da Moça. Além disso, a SOU Diadema conta com uma van itinerante que percorre diversos bairros da cidade.

Biometria Facial

Para evitar fraudes, 100% do sistema opera com a tecnologia da biometria facial. Assim que o usuário aproxima o cartão do validador, seu rosto é fotografado. As imagens captadas são comparadas automaticamente com as já cadastradas. Analisando aproximadamente 500 pontos do rosto, o sistema identifica o titular do cartão. O sistema é muito preciso, mas, em caso de dúvida, uma verificação será feita pelos profissionais que operam o sistema. Caso haja irregularidade, o cartão será bloqueado e aberto processo administrativo.

 

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Cerco policial acaba com dois criminosos sem vida em Mauá

Ao perceberem a aproximação da viatura, os ocupantes tentaram fugir, dando início a uma perseguição

1 hora ago

Concurso de São Bernardo é prorrogado até 2027 para cargos na Educação

Decisão sobre concurso publicada no Diário Oficial desta sexta-feira estende para mais dois anos o…

2 horas ago

Marcelo Lima sanciona Lei que altera nome da GCM para Polícia Municipal

Principal objetivo da mudança é garantir a segurança jurídica da corporação, além da valorização dos…

4 horas ago

Aniversário de Ribeirão Pires terá Elba Ramalho, Entoada Nordestina e inaugurações

Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…

6 horas ago

Dupla é presa por tráfico na divisa entre São Bernardo e São Caetano

No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…

8 horas ago

Foragido por roubo é preso em SBC com maquininha de cartões usada em golpes

Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…

8 horas ago