VOLTAR
  • Cidades

Doria pede ao Comitê Científico parecer sobre máscaras após casos de Ômicron

Parecer da equipe deve ficar pronto na próxima semana, após reunião do grupo formado por médicos

  • De acordo com decreto de Doria, Expediente nas repartições públicas estaduais ficam suspensos até as 12h da quarta-feira de cinzas.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/12/2021
  • Compartilhar:

Parecer da equipe deve ficar pronto na próxima semana, após reunião do grupo formado por médicos

Doria iria desobrigar uso de máscara em local aberto a partir de 11 de dezembro, mas pode rever medida. Foto: Divulgação

O Governador de São Paulo, João Doria, solicitou ao Comitê Científico do Governo do Estado uma nova avaliação sobre a necessidade do uso de máscaras em ambientes abertos, após a confirmação de dois casos em São Paulo (um casal vindo da África) com a variante Ômicron do coronavírus. O parecer deve ficar pronto na próxima semana, após reunião do grupo formado por médicos. No último dia 24, o Governo de São Paulo anunciou a flexibilização do uso de máscaras em áreas abertas, a partir de 11 de dezembro.

“O nosso parâmetro sempre foi o cenário epidemiológico em São Paulo. E, por isso, precisamos saber o impacto da nova variante com a flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos. É necessário ter cautela e avaliar esse novo elemento. O nosso compromisso é com a saúde da população”, disse Doria.

A flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos foi anunciada após orientação do Comitê Científico do Estado e em dados positivos de avanço da vacinação e do cenário epidemiológico. O uso das máscaras continuará obrigatório em ambientes fechados e no transporte público.

O Estado de São Paulo tem hoje 75,8% da população com esquema vacinal completo, ou seja, com duas doses do imunizante do Butantan/Coronavac, da Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech, além da dose única da Janssen. Se considerada apenas a população adulta, SP tem hoje cerca de 93,7% das pessoas vacinadas.