Doria garante aos prefeitos do ABCD a construção do piscinão Jaboticabal

Mais visitadas

 Governador anunciou que Estado vai desapropriar áreas necessárias para a obra

jaboticabal
Doria garante desapropriação de áreas para a construção do piscinão Jaboticabal. Foto: Divulgação

Após solicitação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o governador João Doria afirmou na manhã desta quarta-feira (13/03) que fará ainda nesta semana a publicação do Decreto de Utilidade Publica (DUP) das áreas necessárias para construir o Piscinão Jaboticabal. O reservatório deve ser o maior do Estado de São Paulo e beneficiar toda a região, já que ficará em área da capital paulista na divisa entre as cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano.

O anúncio foi feito depois de o governador receber as demandas de combate às enchentes na região das mãos dos próprios prefeitos das sete cidades, em encontro realizado no Palácio do Bandeirantes e intermediado pelo Consórcio.

Participaram da reunião o prefeito de Santo André e presidente da entidade que representa a união das sete prefeituras, Paulo Serra, além dos chefes dos Executivos de São Bernardo, Orlando Morando, Diadema, Lauro Michels, Mauá, Atila Jacomussi, Ribeirão Pires, Adler Teixeira-Kiko, e Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão. Por motivos de saúde, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, não pôde participar da agenda e foi representado pelo vice-prefeito da cidade, Beto Vidoski.

A construção do Piscinão Jaboticabal nas proximidades da Rodovia Anchieta e na confluência entre os ribeirões dos Couros e dos Meninos, na divisa entre São Bernardo, São Caetano e São Paulo, é uma demanda antiga do Consórcio e debatida há pelo menos dez anos. O custo de implantação é estimado em R$ 392,8 milhões, beneficiando 931,9 mil habitantes da região. O reservatório terá capacidade para receber 1.000 metros cúbicos de água.

Vamos buscar, com o apoio do Governo Federal, investimentos para a execução desta obra. O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, deve avaliar a disponibilidade. Se tiver dificuldade, vamos complementar com a solicitação de financiamentos internacionais. Essa á uma obra de médio a longo prazo”, disse Doria.

O governador ainda anunciou liberação de recursos do Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento) para a construção de muros de arrimo e desassoreamento imediato de córregos no Grande ABC.

Agradecemos o pronto atendimento do Governo do Estado e toda a sua equipe em relação às demandas do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que representa região muito importante e que foi duramente castigada por essa chuva sem precedentes. Não temos como controlar o volume de águas, mas temos como propor políticas públicas para minimizar os impactos negativos à população”, afirmou o presidente da entidade regional, Paulo Serra.

O secretário-executivo do Consórcio, Edgard Brandão, que tem experiência em engenharia e planejamento urbano, também ressaltou a importância do anúncio. “Quando falamos em enchentes, temos que achar soluções ao invés de culpados. E esse pontapé inicial para a construção do Piscinão Jaboticabal é um passo muito importante para o combate de inundações no Grande ABC. Essa é uma demanda antiga e que começa a sair do papel”, comentou.

Reunião com ministro

Está marcada para a manhã desta quinta-feira (14/3), também no Palácio dos Bandeirantes, nova reunião entre os sete prefeitos do Grande ABC e o governador João Doria, desta vez com a participação do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e secretários nacionais de Habitação, Defesa Civil e Saneamento.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações