Doria entrega novos leitos de UTI no Hospital das Clínicas em SP

Agora já são 200 unidades de terapia intensiva totalmente equipadas para enfrentar o Coronavírus

 

Doria entrega novos leitos de UTI no Hospital das Clínicas em SP. Foto: Divulgação

 

O Governador João Doria visitou na noite deste domingo (22), 38 novos leitos de UTI do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) totalmente equipados para receber pacientes com a Covid-19. Localizados no décimo primeiro andar do Instituto Central, as unidades estão em fase final de calibragem de equipamentos e de contratação de pessoal e poderão receber pacientes a partir dos próximos dias. Apenas neste andar são 75 leitos destinados ao combate do coronavírus.

“Com a entrega de hoje, os 200 novos leitos de UTI já estarão funcionando a partir da próxima sexta-feira, dia 27 de março. Depois poderemos ter ainda mais 50 a 100 novos leitos de UTI aqui no Hospital das Clínicas”, disse o Governador João Doria.

Os novos leitos serão oferecidos à população por meio de um convênio feito com a Secretaria de Estado da Saúde. As unidades fazem parte da nova UTI do hospital, que já possui 37 leitos em funcionamento e que já começaram a receber pacientes em decorrência da pandemia do novo Coronavírus.

A UTI possui leitos com isolamento de contato e respiratório com pressão negativa, suporte ventilatório de última geração, técnicas de cuidados para pacientes críticos e dependentes de múltiplas especialidades. Todos os pacientes deverão ser encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde. É preciso reforçar a orientação para que a população não procure diretamente o Hospital das Clínicas da FMUSP, uma unidade de alta complexidade.

As pessoas devem procurar, em caso de necessidade, as unidades básicas de saúde próximas de suas casas. Em caso de necessidade elas serão encaminhadas para o HCFMUSP. “É fundamental podermos contar com a excelência do Hospital das Clínicas da FMUSP para o enfrentamento dessa crise.

A Secretaria de Estado da Saúde está dando todo o apoio para equipamentos e contratação de pessoal para que essas novas unidades ofereçam o melhor para nossa população”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann. Desde janeiro, o Hospital das Clínicas da FMUSP colocou em ação seu comitê de crise para se preparar para a chegada de pacientes graves que precisarem ser atendidos nas UTIs do hospital em decorrência do novo Coronavírus.

 

Agora já são 200 unidades de terapia intensiva totalmente equipadas para enfrentar o Coronavírus. Foto: Divulgação