Doria e Auricchio inauguram Farmácia de Alto Custo em São Caetano

Mais visitadas

 Novo serviço pretende oferecer maior conforto e agilidade aos cerca de 4,2 mil pacientes do município que recebem medicamentos do componente especializado

 

Doria e Auricchio inauguram Farmácia de Alto Custo em São Caetano. Foto: Divulgação/Governo do Estado

 

O governador João Doria, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Junior, e o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, inauguraram nesta quarta-feira (02/10), a Farmácia de Medicamentos Especializados (FME) no Atende Fácil da cidade. Em entrevista coletiva, o governador prometeu expandir para outros municípios. Esse equipamento já tem em Santo André e São Bernardo.

O novo ponto de atendimento vai fornecer remédios de alto custo aos pacientes da cidade, dando continuidade ao projeto de descentralização da entrega de medicamentos no ABC.

“São quase cinco mil pessoas que, todos os meses, perdiam uma manhã inteira ou uma tarde inteira em busca dos seus medicamentos. Agora temos aqui Farmácia de Medicamentos Especializados para atender as pessoas de forma rápida, precisa e muito mais próxima. Isso significa mais conforto e qualidade de vida para os pacientes, o que é obrigação do Estado. E estamos fazendo isso dentro de um regime descentralizado e municipalista”, disse Doria.

A Farmácia de Alto Custo em São caetano contemplará  4,2 mil pessoas que, até o momento, retiravam remédios e insumos na farmácia localizada no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. A transição para a unidade de São Caetano já está em andamento e mais de 1,6 mil pessoas já poderão retirar seus itens no local a partir deste mês.

Já a partir desta semana, os pacientes poderão protocolar suas solicitações iniciais e pedidos de renovação para atendimento no próprio serviço, que funcionará de segunda à sexta, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h. Como todos os protocolos têm duração de três meses, quem já está em atendimento no Mário Covas concluirá a retirada nesse serviço, para então migrar para a farmácia de São Caetano.

O prefeito Auricchio agradeceu o governador pela expansão do projeto e também ao seu filho e deputado estadual Thiago Auricchio por ter reivindicado junto ao Estado a concretização desse projeto que recebeu investimento de R$ 150 mil para adaptação do espaço no Atende Fácil, incluindo compra de mobiliário e equipamentos para operação do serviço. Ainda serão repassados à Prefeitura R$ 312 mil, em doze parcelas mensais, por meio de convênio para manutenção e custeio. A expectativa é que, até dezembro, 100% dos pacientes sul-caetanenses já estejam em atendimento na própria cidade.

“É a concretização de uma demanda antiga da população que ajudamos a tirar do papel com muito empenho e dedicação. No início do nosso mandato apresentei uma indicação ao governador pleiteando essa descentralização e pude debater junto ao secretário Germann a necessidade que tínhamos de levar esse equipamento para São Caetano”, explica Thiago Auricchio

“Com a entrega dessa nova unidade, garantimos maior conforto e agilidade na entrega de medicamentos especializados aos pacientes, aproximando o serviço dos cidadãos da região do ABC”, completou o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Descentralização ABCD

A implantação dessa farmácia é a segunda etapa do projeto de descentralização da entrega de remédios na região, que segue em desenvolvimento com o objetivo de facilitar a assistência farmacêutica e viabilizar o fornecimento de medicamentos na residência dos pacientes.

A Farmácia do Mário Covas contava com atendimento a 42 mil pacientes cadastrados até maio de 2019, quando o Governo do Estado ativou um novo ponto de atendimento no Poupatempo de São Bernardo do Campo. Esse novo local já atende integralmente os 13 mil pacientes são-bernardenses. Com isso, a demanda na unidade de Santo André caiu para 28 mil pessoas, sendo cerca de 15% de moradores de São Caetano do Sul.

 

Novo serviço pretende oferecer maior conforto e agilidade aos cerca de 4,2 mil pacientes do município. Foto: Divulgação/Governo do Estado

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações