Doria assina protocolo de intenções com empresa chinesa

Grupo chinês demonstra interesse em participar da disputar de pelo menos três projetos de desestatização apresentados pelo governado paulista

 

Grupo chinês demonstra interesse em participar da disputar de pelo menos três projetos de desestatização apresentados pelo governado Doria. Foto: Divulgação

O governador João Doria assinou na manhã dessa quarta-feira (07/08), em Xian, um protocolo de intenções com a CR20, subsidiária da gigante de infraestrutura China Railway Construction Corporation(CRCC), um dos 50 maiores grupos empresarias do mundo. Depois de tomar conhecimento dos projetos de desestatização apresentados pelo governador paulista, a CR20 demonstrou especial interesse em participar das licitações de pelo menos três projetos.

“Em nosso grupo, temos capacidade para atuar em quase todos os tipos de projetos de infraestrutura, mas neste momento estamos focados na linha 6 do metrô de São Paulo, o trabalho de despoluição do Rio Pinheiros e também a ferrovia intercidades. Já reunimos inclusive empresas parceiras para atuar nesses projetos”, disse o presidente da CR20, Deng Yong.

O protocolo assinado entre o governo paulista e a CR20 é a manifestação de interesse da companhia chinesa em participar das disputas dos projetos em que tem interesse. A expectativa do governo estadual é que a licitação do trem intercidades ocorra até o fim do primeiro trimestre de 2020. Já a disputa pela linha 6 do metrô da capital pode ocorrer ainda no mês de agosto, enquanto o projeto de despoluição do Rio Pinheiros está previsto para conclusão ainda no próximo ano.

De acordo com o governador João Doria, quatro grandes grupo de investidores devem disputar com a CR20 os projetos apresentados pelo Estado. “Todas as áreas de desestatização de São Paulo atraem muito interesse de investidores internacionais. Investidores chineses, fundos baseados no Médio Oriente, japoneses e europeus devem disputar mais fortemente os projetos”, disse o governador. A previsão do governo paulista é que sejam arrecadados cerca de R$ 22 bilhões com os três projetos de interesse da CR20, valor que deverá ser definido apenas ao término do processo licitatório.

A assinatura do protocolo faz parte da agenda do governador que participa da Missão China 2019, organizada pela InvestSP. Além da presença de João Doria conta ainda com a participação de cinco secretários de Estado (Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Econômico, Fazenda e Planejamento, Agricultura e Relações Internacionais) e 31 empresas brasileiras interessadas em ampliar as relações comerciais com a China.

AddThis Website Tools

Recent Posts

Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires comemora Dia Nacional do Choro

Celebrada no dia do nascimento de Pixinguinha (23), ação cultural reuniu músicos convidados, alunos, professores…

10 horas ago

Prefeitura de São Caetano institui o Programa Pró-Leite com auxílio de R$ 75 às famílias

Com o auxílio creditado em cartões, contemplados conseguirão comprar 2 kg de leite em pó…

10 horas ago

Parque Guaraciaba recebe Pixote, MV Bill e outras atrações neste sábado

Segunda edição do Samba no Guaraciaba reúne atrações e gastronomia com entrada solidária

10 horas ago

Resgate de carcará e cães do mato reforçam atuação do Zoo de São Bernardo

Equipamento recebeu ave de rapina e três filhotes, recuperados pelo Corpo de Bombeiros e PM…

10 horas ago

Mauá recebe 2ª etapa da Liga Nacional de Basquete 3×3 no próximo fim de semana

Torneio reunirá mais de 80 equipes e quase 100 jogos; Cidade terá representantes nas categorias…

12 horas ago

Sinfônica de Santo André homenageia U2 neste domingo no Parque Central

Espetáculo, que terá início às 11h, faz parte de programação cultural gratuita com muita música,…

12 horas ago