Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Doria anuncia novas regras para o Plano São Paulo

Com recalibragem dos critérios, percentual de ocupação de leitos de UTI aumenta e dá mais estabilidade na transição entre as fases amarela e verde

Última atualização: 27/07/2020 14:50
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 27/07/2020
Compartilhar

Com recalibragem dos critérios, percentual de ocupação de leitos de UTI aumenta e dá mais estabilidade na transição entre as fases amarela e verde

Doria anuncia novas regras para o Plano São Paulo. Foto: Divulgação

 

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (27) novos critérios para o Plano São Paulo de retomada econômica e enfrentamento ao coronavírus. Agora, para uma região avançar da fase amarela à verde, o percentual de ocupação de leitos poderá variar entre 75% e 70%, além de permanecer por 28 dias consecutivos na etapa intermediária. As regras começam a valer a partir da próxima sexta (31).

“O objetivo é aprimorar o plano para torná-lo mais eficiente e adequado à realidade que vivemos neste momento da pandemia”, afirmou o Governador. “O Plano São Paulo é eficiente exatamente por ser uma ferramenta dinâmica, e não estática, de enfrentamento a pandemia. E por isso é reconhecido pelos mais renomados e respeitados cientistas”, acrescentou Doria.

A recalibragem visa garantir mais estabilidade no ajuste de fases, sobretudo na transição da amarela para a verde. Com as novas margens de capacidade hospitalar e de evolução da pandemia, as regiões ficam menos sujeitas a alterações de fase no Plano São Paulo sem uma mudança relevante nesses indicadores.

Dentre os critérios anunciados, está a alteração do índice de ocupação de leitos de UTI, que atualmente precisa estar abaixo de 60%, para até 75%. A medida permite que os municípios liberem leitos de UTI reservados a pacientes graves com coronavírus para outras especialidades médicas que tiveram o atendimento adiado ao longo da pandemia.

Para garantir que a fase verde – a quarta menos restritiva nas cinco etapas do Plano São Paulo – seja alcançada por regiões que estejam caminhando para o controle da epidemia, qualquer Departamento Regional de Saúde (DRS) ou subregião deverá passar 28 dias consecutivos na fase amarela.

Outra atualização é que os indicadores de variação das internações e variação dos óbitos exigirão números absolutos por 100 mil habitantes. Os novos índices ainda serão aprovados pelos especialistas do Centro de Contingência de coronavírus nesta terça (28), mas devem ficar abaixo de entre 30 e 40 internações e de três e cinco mortes por 100 mil habitantes.

“Essa calibragem técnica é para promover estabilidade e só fazer transições de fase no momento correto”, declarou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen. “Esses fatores absolutos são indicadores que têm sido utilizados mundialmente e que, na discussão do Centro de Contingência, insistiu-se nessa ‘trava’ além das quatro semanas”, completou.

Tags:flexibilizaçãogovernadorJoão Dóriamudançasplano são pauloregrasSP

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Em São Bernardo, 2 motociclistas morrem em acidente na Anchieta
Próximo artigo mortes por covid Estado de SP registra queda de 4% de mortes por coronavírus

Últimas notícias

Thaeme & Thiago
Arraial de Santo André espanta o frio com comidas típicas e música boa no Paço
14/06/2025
Comerciante é encontrado sem vida em Ribeirão Pires
Comerciante é encontrado sem vida em Ribeirão Pires
14/06/2025
Carro tomba em São Bernardo e deixa duas vítimas na av. João Firmino
Carro tomba em São Bernardo e deixa duas vítimas na av. João Firmino
13/06/2025
Com 82 anos de carreira, Demônios da Garoa faz show no Araiá do Paço de São Bernardo.
Com 82 anos de carreira, Demônios da Garoa faz show no Araiá do Paço de São Bernardo
14/06/2025
Shih Tzu é atacado por cão com traços de pitbull em São Bernardo
Shih Tzu é atacado por cão com traços de pitbull em São Bernardo
14/06/2025

Recomendadas

Ribeirão Pires recebe R$ 6,9 milhões em emendas para fortalecer e modernizar a saúde municipa
Ribeirão PiresPolítica

Ribeirão Pires recebe R$ 6,9 milhões em emendas para fortalecer e modernizar a saúde

12/06/2025
Projeto do deputado Rômulo Fernandes sobre bets é aprovado na ALESP
Política

Projeto do deputado Rômulo Fernandes sobre bets é aprovado na ALESP

12/06/2025
Após cobrança da deputada Carla Morando, Grande ABC recebe 111 novos policiais militares
Política

Deputada Carla Morando fala sobre os 111 novos policiais militares no ABCD

12/06/2025
Jesomar Alves Lobo, presidente do Sindserv Mauá, morre aos 72 anos
MauáDestaque 2Política

Jesomar Alves Lobo, presidente do Sindserv Mauá, morre aos 72 anos

12/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?