Dois dias após inauguração de busto do Cônego Belisário, placa é furtada em Mauá

Mais visitadas

 Prefeitura diz que trata-se de vandalismo e que haverá substituição de placa

placa
Placa do Busto Belisário é furtada em Mauá. Foto: Divulgação/Redes Sociais

Dois dias depois de a Prefeitura de Mauá inaugurar no sábado (08/12) o busto do Cônego Belisário, no Boulevard, a placa de homenagem ao líder religioso foi furtada na madrugada desta segunda-feira (10/12). A administração do prefeito Atila Jacomussi (PSB) lamentou o vandalismo e afirmou que haverá a substituição da placa.

O furto foi parar nas redes sociais e a população reclamou o fato, pois o vandalismo prevaleceu em relação à cultura da cidade.

O colocação do busto, que fez parte da programação do aniversário da cidade foi uma homenagem à memoria de Belisário pelos trabalhos sociais que o cônego realizou com as comunidades de Mauá. O escultor responsável foi Vinícius Fragata e a fundição foi feita por Jairo Battaglia (que foi aluno do Rafael Galvez, o mesmo escultor do busto do Barão de Mauá), Marco Pedrossa e equipe.

placa
Placa furtada na madrugada deste sábado por vândalos em Mauá. Foto: Divulgação/Redes Sociais


Perfil do Cônego Belisário

Belisário Elias de Souza, nascido em 2 de maio de 1933, no interior do Ceará, foi ordenado sacerdote por Dom Jorge Marcos de Oliveira em 1958, e já em 1966 foi nomeado vigário na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias em Mauá, onde permaneceu por nove anos. Mais tarde, em 1975, se tornou pároco da Paróquia Matriz Imaculada Conceição.

A história da igreja matriz de Mauá está vinculada à do cônego, que participou de inúmeras ações pastorais, por meio de grupos de oração, pastoral da saúde e fundou várias paróquias em diferentes bairros da cidade como: comunidade Santa Clara (Vila Magini), comunidade São Luiz Gonzaga (Jardim Paranavaí) e a compra de um terreno para erguer a comunidade Santa Luzia (Vila Nova Mauá).

Belisário foi o último a ter o título de cônego em Mauá, mérito concedido a padres que auxiliam bispos em celebrações e na administração da Diocese. O religioso faleceu em 2011.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações