ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Diadema

Presidente do Água Santa é alvo de operação do MP contra infiltração do PCC no transporte em SP

Paulo Korek Farias é apontado pela Justiça como "testa de ferro" de facção criminosa no setor de ônibus; ex-presidente da Câmara Milton Leite também é investigado

Gislayne Jacinto
Última atualização: 17/09/2026 11:44
Por Gislayne Jacinto
Publicado 17/09/2026
Compartilhar
Presidente do Água Santa é alvo de operação do MP contra infiltração do PCC no transporte em SP
Presidente do Água Santa é alvo de operação do MP contra infiltração do PCC no transporte em SP. Foto: Divulgação

O presidente do Esporte Clube Água Santa, Paulo Sirqueira Korek Farias, conhecido como Paulinho Farias, está entre os alvos de mandados de prisão temporária da Operação Vectura Corrupta, deflagrada nesta quinta-feira (17) pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e pela Polícia Civil. A ação apura a suspeita de infiltração do Primeiro Comando da Capital (PCC) em empresas do transporte coletivo paulista, envolvendo contratos públicos, lavagem de dinheiro e articulações políticas. Até o momento, não há confirmação oficial sobre a efetivação da prisão de Korek.

De acordo com as investigações, Paulinho Farias atua como “testa de ferro” da organização criminosa na gestão de duas concessionárias do setor: a A2 Transportes, uma das principais operadoras do sistema paulistano, e a Translíder, que atua no município de Cubatão. O dirigente ganhou projeção no cenário esportivo após o clube de Diadema alcançar o vice-campeonato paulista em 2023.

A Operação Vectura Corrupta cumpre mandados em diversos municípios, incluindo cidades do Grande ABC, e mira uma rede que conecta empresários, agentes públicos e figuras do meio eleitoral. Entre os outros alvos da investigação estão:

  • Milton Leite (União Brasil): Ex-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, alvo de mandado de prisão. Não localizado durante as diligências da manhã, Leite declarou estar no interior do estado, negou as acusações e afirmou que se apresentará às autoridades em até 24 horas.

  • Levi dos Santos Oliveira: Ex-presidente da São Paulo Transporte (SPTrans).

  • Danilo Marco Morgado Silva: Candidato a deputado estadual pelo PL.

O esquema sob apuração também expõe conexões no cenário político regional. Paulo Farias é irmão de João Farias, conhecido como “João da Habitação”, figura de destaque do partido Republicanos em São Paulo e atual candidato a deputado federal. João ocupou cargos  na Prefeitura de São Paulo.

O Ministério Público e a Polícia Civil seguem com o cumprimento dos mandados e a análise dos documentos apreendidos. A condição de investigado ou alvo de mandado cautelar não representa condenação antecipada.

Tags:mancheteônibusoperaçãopaulinho fariasPCCpresidente do água santatransporte

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Palmeiras Palmeiras avança em recordes históricos na Libertadores com classificação

Últimas notícias ABC Paulista

Palmeiras
Palmeiras avança em recordes históricos na Libertadores com classificação
17/09/2026
corinthians memphis
Memphis perdeu 60% dos pênaltis com o Corinthians
17/09/2026
Palmeiras
Palmeiras chega a quase R$ 40 milhões em prêmios na Libertadores
17/09/2026
Operação contra o PCC no transporte tem mandados em São Bernardo e Diadema e busca prender Milton Leite
Operação contra o PCC tem mandados em São Bernardo e Diadema e busca prender ex-vereador de SP Milton Leite
17/09/2026
Corinthians fernando diniz
Fernando Diniz reclama dos desfalques e exalta Memphis: “Ele aguenta”
17/09/2026

Recomendadas

Três homens são presos em flagrante após disparos para "testar" arma caseira em Ribeirão Pires
Ribeirão PiresCidades

Três homens são presos em flagrante após disparos para “testar” arma caseira em Ribeirão Pires

16/09/2026
Ação integrada entre Inteligência, COI e GOE resulta na prisão de dupla por furto de rodas em Santo André
Santo AndréCidades

Preso mais de 15 vezes, criminoso e comparsa são presos em flagrante furtando rodas em Santo André

16/09/2026
São Caetano reduz índices criminais de maneira expressiva no primeiro ano do Smart Sanca
CidadesSão Caetano

Smart Sanca registra queda expressiva nos índices de criminalidade em São Caetano no seu primeiro ano

16/09/2026
Após chuvas intensas, São Bernardo soma mais de 90 mm de precipitação e mantém equipes em alerta 24h
São BernardoCidades

Após chuvas intensas, São Bernardo soma mais de 90 mm de precipitação e mantém equipes em alerta 24h

16/09/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?