O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi alvo de uma manifestação espontânea de apoio em Diadema, nesta segunda-feira (8/12). Durante inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Paineiras, o público começou a gritar: “presidente”.
O evento, organizado pelo prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, celebrou o aniversário de 66 anos da cidade, e contou com a presença de diversas figuras políticas, incluindo o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi, além de deputados estaduais, prefeitos da região (Marcelo Lima, de São Bernardo, Gilvan Ferreira, de Santo André, e Guto Volpi de Ribeirão Pires) e o ex-prefeito de São Bernardo Orlando Morando, representando o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes.
Cenário Político
A recepção entusiástica a Tarcísio acontece em um momento de intensa movimentação no cenário político nacional, especialmente após o anúncio da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República em 2026, com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Apesar de Tarcísio ser publicamente cotado para a corrida presidencial, ele tem reiterado que seu foco é a reeleição ao Governo de São Paulo.
O Posicionamento de Flávio Bolsonaro
Até o início da noite desta segunda-feira, o governador Tarcísio de Freitas não havia se manifestado publicamente sobre a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro. Durante entrevista coletiva à imprensa em Diadema, o governador destacou a lealdade “inegociável” a Bolsonaro e mencionou a conversa que teve com Flávio na manhã de sexta-feira (5/12) no Palácio dos Bandeirantes.
“Ele disse, o Flavio, da escolha que o Bolsonaro fez pelo nome dele. E é isso. O Flávio vai contar com a gente. Ele tem uma grande responsabilidade a partir de agora, ele se junta a outros grandes nomes da oposição” disse o governador.
