
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, entregou no fim da tarde desta segunda-feira (30/09) o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) ao presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Capel. O chefe do Executivo afirmou que as prioridades que constam das duas peças são saúde, segurança e educação. Mais de 22 mil sugestões foram apresentadas pela população para a elaboração dos projetos que serão avaliados pelos vereadores.
-
PPA – Plano Plurianual
É o planejamento de médio prazo da Prefeitura. Define os programas, metas e prioridades do governo para um período de quatro anos, servindo como um guia estratégico da gestão. Ele organiza as políticas públicas de forma geral, indicando quais.
O Secretário de Planejamento e Gestão de Diadema é Bruno Gabriel, informou que esse foi o maior PPA da história de Diadema e que contou com a participação população que apresentou mais de 22 mil demandas ao governo.
-
LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias
É elaborada todos os anos. Sua função é estabelecer as prioridades do governo para o ano seguinte, as metas fiscais e as regras de execução do orçamento. Ela serve de ponte entre o PPA (planejamento de quatro anos) e a LOA (Lei Orçamentária Anual), que detalha o orçamento de fato.
Assim, enquanto o PPA mostra a visão de médio prazo, a LDO ajusta as prioridades a cada ano e orienta como o orçamento anual deve ser construído.
O diretor de Planejamento da Prefeitura, Guilherme Boaventura , informou que Diadema estima um orçamento de R$ 3 bilhões para 2026, um incremento de R$ 100 milhões.
Cerimonial
A entrega do PPA e da LOA foi realizada na sala do presidente da Câmara de Diadema, com registro oficial do ato. Vários vereadores e secretários participaram
