ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Diadema

Diadema lança aplicativo ANA para proteção de mulheres com medida protetiva

Com apenas dois cliques, a mulher em situação de risco aciona a GCM, que recebe sua localização em tempo real pelo aplicativo

Gislayne Jacinto
Última atualização: 08/07/2025 21:14
Por Gislayne Jacinto
Publicado 08/07/2025
Compartilhar
Diadema lança aplicativo ANA para proteção de mulheres com medida protetiva
Diadema lança aplicativo ANA para proteção de mulheres com medida protetiva. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Diadema lançou nesta terça-feira (09/07), no CISP – Centro Integrado de Segurança Pública, o Aplicativo ANA, uma nova ferramenta digital voltada à proteção de mulheres vítimas de violência doméstica que possuem medida protetiva judicial.

O aplicativo foi idealizado pelo GCM Diogo Antônio Ferreira, da cidade de Paulínia (SP), e funciona como um botão do pânico digital. Com apenas dois cliques, a mulher em situação de risco aciona a Guarda Civil Municipal (GCM), que recebe sua localização em tempo real e dados cadastrados, agilizando o socorro.

“O lançamento do aplicativo ANA representa um passo importante no nosso compromisso com as mulheres de Diadema. Estamos fortalecendo a rede de proteção e ampliando os recursos para que nenhuma mulher se sinta sozinha diante da violência. Essa ferramenta reforça nossa missão de acolher, proteger e garantir dignidade para todas as mulheres da nossa cidade”, afirmou o prefeito Taka Yamauchi.

A iniciativa faz parte do plano de governo da atual gestão com a implantação de políticas públicas eficazes e acolhedoras voltadas às demandas femininas, garantindo que nenhuma mulher em situação de vulnerabilidade fique sem suporte.

O aplicativo é destinado exclusivamente às mulheres com medida protetiva vigente. O cadastro é feito presencialmente na sede da GCM, mediante apresentação da medida judicial e documentos pessoais. Atualmente, Diadema conta com cerca de 250 mulheres com medida protetiva ativa e uma equipe especializada da Patrulha Maria da Penha, que realiza o acompanhamento direto das vítimas.

“O aplicativo é uma extensão do trabalho que já realizamos nas ruas. Ele oferece mais segurança, agilidade e autonomia para a mulher. Com um simples toque, ela sabe que será atendida rapidamente por uma equipe preparada para acolher e proteger’, explicou Ana Claudia Xavier, Inspetora Chefe de Comunicação Social da GCM de Diadema.

Além de ampliar os meios de socorro emergencial, a iniciativa reforça a integração entre as forças de segurança, o sistema de justiça e as políticas sociais do município. “O aplicativo ANA simboliza o cuidado da segurança pública com quem mais precisa. É uma ferramenta tecnológica, sim, mas acima de tudo é um instrumento de cidadania. Estamos reafirmando o compromisso de construir uma cidade mais segura e justa para todas as mulheres”, destacou o secretário de Segurança Cidadã, Paulo Pinheiro da Silva.

Tags:anaaplicativoGCMguarda municipalNotícias da cidade de DiademaprefeituraTaka Yamauchi

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior São Bernardo abre inscrições para concurso Miss e Mister 3ª Idade São Bernardo abre inscrições para concurso Miss e Mister 3ª Idade
Próximo artigo va entrega, São Bernardo chega à marca de 55 novos ônibus para a frota municipal Em nova entrega, São Bernardo chega à marca de 55 novos ônibus para a frota municipal

Últimas notícias ABC Paulista

Infantino fifa
Donald Trump e Gianni Infantino são vaiados
19/07/2026
scaloni
Scaloni desaba em lágrimas e fala sobre futuro de Messi: “Dói na alma”
19/07/2026
Copa do Mundo repescagem fifa
Copa do Mundo define os vencedores dos prêmios individuais; saiba quem levou
19/07/2026
Brasil copa do mundo seleção argentina copa 1962
Feito do Brasil segue sem ser repetido após 68 anos na Copa do Mundo
19/07/2026
Confira como ficou o ranking de títulos da Copa do Mundo
19/07/2026

Recomendadas

Monitoramento inteligente auxilia GCM de Mauá na prisão em flagrante por tentativa de furto em escola municipal
MauáCidades

Monitoramento inteligente auxilia GCM de Mauá na prisão em flagrante por tentativa de furto em escola municipal

19/07/2026
Operação na Chácara da Baronesa desarticula ponto de tráfico, prende dois e apreende 662 porções de tráfico
Santo AndréCidades

Operação na Chácara da Baronesa desarticula ponto de tráfico, prende dois e apreende 662 porções de tráfico

19/07/2026
Prefeitura de São Caetano abre inscrições para oficinas culturais gratuitas do segundo semestre
São CaetanoCultura e Lazer

Prefeitura de São Caetano abre inscrições para oficinas culturais gratuitas do segundo semestre

19/07/2026
Parceria garante 35 mil licenças do Google Workspace para a educação de Diadema
DiademaCidades

Parceria garante 35 mil licenças do Google Workspace para a educação de Diadema

19/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?