Diadema vence prêmio estadual de Saúde Bucal
Foram inscritos 43 municípios e Diadema se destacou ficando em primeiro lugar nas políticas públicas nesta área
Foram inscritos 43 municípios e Diadema se destacou ficando em primeiro lugar nas políticas públicas nesta área
Diadema conquistou o primeiro lugar no prêmio do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo como a melhor política municipal de saúde bucal do Estado de São Paulo, na categoria de cidades com população superior a 300 mil habitantes.
Foram inscritos 43 municípios e Diadema se destacou nas políticas públicas voltadas para a saúde bucal da população no último ano. Em 2017, foram realizados 75.598 atendimentos odontológicos na rede municipal. Em 2018, até o momento, foram realizados 59.451 atendimentos.
A escolha das cidades vencedoras foi definida de acordo com critérios como financiamento em saúde, controle social, assistência odontológica básica, remuneração, educação permanente, entre outros.
“A premiação tem critérios técnicos bastante rígidos. O município em série histórica que compreende 30 anos de programações exitosas em saúde bucal vem realizando um excelente trabalho. Diadema está disponibilizando ao Brasil ótimos exemplos”, comentou o secretário de Saúde, Luiz Cláudio Sartori.
Diadema concorrerá à etapa nacional do prêmio do Conselho Federal Odontologia em outubro.
“Diadema sempre foi referência por ter alcançado precocemente excelentes indicadores epidemiológicos e por suas políticas públicas inovadoras. Cerca de 85% das crianças até 5 anos estão livres de cárie. Não tivemos óbito por Câncer de Boca. Conquistamos está premiação que só foi possível devido à cooperação de todos os nossos profissionais de saúde bucal que contribuíram com a nossa história”, afirmou a coordenadora da Saúde Bucal, Bernadete Aparecida Tavares Cunha.
31 anos de saúde bucal em Diadema
O programa de saúde bucal em Diadema se iniciou em 1987 com a municipalização dos serviços. Diadema tem 63 equipes de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família completas e são compostas por cirurgião dentista, técnico de saúde bucal e auxiliar de saúde bucal, um centro de especialidades odontológicas do tipo 3, o Centro de Referência de Doenças Sexualmente Transmissíveis, além do serviço de urgência no Pronto Socorro.
O acompanhamento das crianças de zero a 14 anos em Diadema vem desde o início da implantação da saúde bucal no município. O acompanhamento é feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os retornos das crianças de 0 a 5 anos ocorrem semestralmente; já as de 6 a 14 anos voltam uma vez por ano. Além disso, duas vezes ao ano as equipes vão às escolas, orientam a higiene bucal, realizam a escovação supervisionada e aplicam flúor nas crianças com alto risco de cárie. O acesso do adulto ao tratamento se faz através do “acesso avançado”, que conta com o “sistema da colmeia” com 3 variáveis para a priorização dos mais vulneráveis. Além disso, temos grupos prioritários, como o de gestantes, insulinodependentes e tabagistas.
Os moradores de Diadema têm 100% de cobertura no abastecimento de água com mais de 100 mil ligações ativas. O processo de tratamento da água fornecida pela Sabesp inclui a fluoretação – adição de flúor na água. A medida é utilizada pela companhia desde a década de 80 e contribui com a saúde bucal de milhões de consumidores.