A nova diretriz de segurança pública da Prefeitura, centrada em ações integradas e de prevenção e inteligência com a Polícia Militar e a Polícia Civil, tem conseguido reduzir alguns índices de criminalidade em Diadema. As quedas ocorreram nos casos de furtos e roubos de pessoas e veículos, entre outros.
O estudo, com dados extraídos do Sistema Infocrim da Secretaria Estadual de Segurança Pública, foi elaborado pelo Núcleo de Inteligência e Estatística da Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema. Na comparação foram levantados os casos de janeiro e fevereiro deste ano, com o mesmo período de 2020.
De acordo com o relatório, a diminuição aconteceu nos seguintes índices: furto/veículo (-35%); roubo/pessoas (-28,7%); roubo/veículos (-26,6%); e furto/pessoas (-11,5%).
O levantamento estatístico também apontou queda em outros tipos de crime: letalidade policial (-100%); estupro de vulnerável (-68,7%); homicídio culposo (-50%); roubo de carga (-31,5%); e lesão corporal dolosa / violência doméstica (-21,9%). Finalizando a análise, não houve variação no número de latrocínio e estupro, mas aumentou o de homicídio em 25%.
“A Prefeitura vai continuar priorizando e investindo em inteligência e estatística porque também são armas eficientes contra a criminalidade. Além disso, a análise criteriosa dos relatórios de ocorrência criminais também orienta a atuação da GCM e nosso diálogo e integração com a PM e a Polícia Civil”, explicou Benedito Mariano, secretário municipal de Segurança Cidadã. “Por isso, é muito importante que a população registre boletim de ocorrência”, orienta o secretário.
Investimentos na segurança
No ano passado, a Prefeitura de Diadema priorizou ações de valorização da Guarda Civil Municipal (GCM), por isso aprovou, com apoio da Câmara Municipal, o plano de carreira profissional da corporação, depois de 11 anos de espera. Agora, o efetivo também será reforçado com a contratação de mais 100 GCMs (50 homens e 50 mulheres).
A gestão municipal também investiu e aumentou o número de viaturas da GCM, intensificando as rondas municipais e o policiamento preventivo. Em 2021, Operações Paz e Proteção foram realizadas de modo integrado com a Polícia Militar e a Polícia Civil.
Outro investimento previsto para melhorar a segurança pública da cidade é a retomada do sistema de videomonitoramento eletrônico.
Principal objetivo da mudança é garantir a segurança jurídica da corporação, além da valorização dos…
Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…
Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…
Ecovias reforçou que colabora com a PM Rodoviária e investiu na ampliação do sistema de…
Tráfego ficou lento do km 40 ao 49 do Rodoanel e causou transtornos ,principalmente nessa…