Diadema reduz índice de mortalidade infantil

Mais visitadas

De acordo com a Prefeitura, em números absolutos, foram 72 óbitos entre 5.870 nascidos vivos 

mortalidade
Diadema realizou, durante o mês de agosto, diversas atividades de incentivo ao aleitamento materno. Foto: Divulgação/PDA

Diadema registrou em 2017 o menor número de óbitos infantis (crianças de até 1 ano) da última década. A taxa de mortalidade infantil caiu de 12,6 em 2016 para 12,3 óbitos por 1.000 nascidos vivos em 2017. Em números absolutos, foram 72 óbitos entre 5.870 nascidos vivos. Em 2019 serão divulgado os dados de 2018.

Em Diadema nasceram mais de 5 mil bebês em 2016 e conseguimos diminuir a mortalidade infantil. Para nós, é uma vitória. Vamos continuar trabalhando, investindo na saúde e oferecendo uma melhor infraestrutura para as gestantes e para os bebês com objetivo de reduzir ainda mais”, disse o prefeito Lauro Michels (PV).

Os dados utilizados são do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e do Sistema de Nascidos Vivos (SINASC) do Ministério da Saúde/DATASUS, registrados pelo município em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde.

Segundo o secretário de Saúde, Luís Cláudio Sartori, a queda da taxa é resultado de diversas ações realizadas durante os últimos anos. “A reorganização da atenção básica centrada na estratégia Saúde da Família, foi acertada para ordenar a linha de cuidado materno-infantil, articulando os demais serviços de saúde na atenção ao pré-natal, parto e puerpério”, afirmou.

Entre as ações do governo do prefeito Lauro Michels, estão o acompanhamento e os cuidados às gestantes e bebês nos serviços de saúde, o trabalho de investigação de óbitos realizado pelo Comitê Municipal de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal na identificação das principais causas, a campanha Agosto Dourado para incentivar a amamentação, a reforma do Centro Obstétrico e a melhora do saneamento básico.

mortalidade
Entre as ações do governo do prefeito Lauro Michels, estão o acompanhamento às gestantes e bebês nos serviços de saúde. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti

O atendimento na rede

Após confirmação de gravidez na UBS, é realizada uma consulta com a enfermagem para solicitação de exames de pré-natal, agendamento de consulta médica e odontológica e inscrição nos grupos de gestantes. A gestante tem prioridade em todos os atendimentos na rede municipal. Alguns meses antes do parto, poderá visitar as instalações da maternidade municipal e, para auxiliar a mãe no cuidado com o bebê, as Unidades Básicas de Saúde oferecem grupos de orientação sobre vacina, amamentação, entre outros.

O Comitê

O Comitê Municipal de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal foi instituído por lei e é constituído por profissionais de diversas áreas da Saúde (Atenção Básica, Vigilância, Quarteirão da Saúde, Maternidade, Neonatologia (Berçário), que realizam o estudo de cada óbito, validando informações fornecidas nas declarações de óbito – em especial, o campo Residência – promovendo busca ativa no território e residência da família. Os dados consolidados pelo Comitê são discutidos em cada unidade de saúde no intuito de intervir nos possíveis fatos evitáveis, entre outras ações.

Agosto Dourado

O Agosto Dourado tem o intuito de reforçar os benefícios que o ato de amamentar traz tanto para a mãe quanto para o bebê. Esses benefícios perduram até a vida adulta, pois o leite materno melhora a resistência da criança, evita infecções respiratórias, reduz riscos de alergias e doenças crônicas como hipertensão, obesidade e dislipidemia e contribui no melhor desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Diadema realizou, durante o mês de agosto, diversas atividades de incentivo ao aleitamento materno em todas as Unidades Básicas de Saúde .

Reforma do Centro Obstétrico

A reforma do Centro Obstétrico, concluída em dezembro de 2016, garantiu novas adequações ao espaço pré-parto quanto das salas de parto e recuperação pós-anestésica, com a modernização dos equipamentos e mobiliários. “A criação de espaços individuais para as gestantes no pré-parto propicia a privacidade e garante a possibilidade do acompanhante em tempo integral, fortalecendo a humanização do parto e dos processos de trabalho e contribuindo para um nascimento saudável”, informou a Prefeitura.

De acordo com o governo municipal, influenciam ainda na melhora da qualidade de vida da população, indicadores como oferta de saneamento básico; existência de rede de esgoto e água tratada na cidade. “Os moradores de Diadema têm hoje 100% de cobertura no abastecimento de água, com mais de 100 mil ligações ativas. O índice de atendimento de água foi de 96,1% para 100% em 2017. Nos índices de coleta e tratamento de esgoto, a evolução também pôde ser percebida, sendo hoje coletados 90% dos esgotos, dos quais 50% são levados para tratamento”, informou.

Diadema é a segunda cidade mais adensada do país, com aproximadamente 420 mil habitantes, o que demanda da Administração a necessidade de adotar diversas ações e investimentos para o êxito de políticas públicas na área da saúde.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações