Diadema prepara Atlas Ambiental e assunto é debatido em wokshop

Prefeitura afirma que cidade será a primeira da região do ABCD a ter esse tipo de material

atlasatlas
Atlas ambiental elaborado em Diadema vira tema de wokshop. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti

Diadema prepara um Atlas Ambiental do município. Um wokshop para tratar do assunto ocorreu nesta sexta-feira (09/11), no Quarteirão da Saúde. De acordo com a Prefeitura, trata-se de um trabalho pioneiro produzido por docentes, técnicos, alunos de graduação e pós-graduação do curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – Campus Diadema), Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística, (IBGE), em parceria com a Prefeitura de Diadema.

O Atlas Ambiental visa disponibilizar acesso às informações que permitam mapear as características do ambiente natural, urbano e social de Diadema, além de realizar ações conjuntas entre a municipalidade e a comunidade científica – tecnológica e demais profissionais engajados no projeto.

Nosso objetivo é apresentar os resultados de um ano de levantamento de dados. Vamos sincronizar as informações do IBGE e da Prefeitura. Este Atlas de Diadema será uma importante ferramenta para nortear as políticas ambientais”, disse a professora da UNIFESP Ana Luísa Bitecourt.

O Atlas está sendo desenvolvido por diversas equipes dedicadas a temáticas diferentes: Meio Físico: geologia, geomorfologia, solos, recursos hídricos, fauna, flora, biodiversidade e atmosfera; Meio Urbano: evolução do meio urbano (serie histórica a partir de fotografias aéreas), clima urbano/qualidade do ar, solos urbanos, áreas de riscos, resíduos, fontes poluidoras, saneamento/tratamento; Saúde e Meio Ambiente; Educação, Arte, Cultura e Etnologia; Gestão e Políticas Públicas: prognósticos atuais e perspectivas futuras; Direito Ambiental.

Com o mapeamento teremos uma qualidade de informação muito importante, que irá auxiliar para uma gestão eficiente. Estamos somando esforços e vai dar muitos frutos para a cidade”, comentou o vice-reitor da Unifesp, Nelson Sass.

Para a secretária de Meio Ambiente, Tatiana Capel, o projeto é importante para o município “Um estudo dessa profundidade e detalhamento é inédito no ABC Paulista. Dessa forma, podemos ter dados ambientais sobre fauna, flora, poluição atmosférica concentrados em um único material. Esta parceria engloba todas as áreas da prefeitura. Estamos trabalhando e ansiosos para ver o resultado final”, afirmou.

O workshop contou com a presença, do vice-reitor da UNIFESP, Nelson Sass, do vice-diretor do campus Diadema UNIFESP, Flamínio de Oliveira Rangel, corpo docente e alunos da universidade, além dos secretários de Meio Ambiente, Tatiana Capel, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Laércio Soares, e técnicos da prefeitura.

AddThis Website Tools
Share
Published by
Gislayne Jacinto

Recent Posts

PF e MP prendem policiais civis de Santo André por cobrarem propina de influenciadores e funkeiros

Operação cumpriu 5 mandados de busca e apreensão em Santo André, Mauá e SP, e…

20 minutos ago

Sindicato dirigido por irmão do presidente Lula é investigado por fraudes no INSS

De acordo com os órgãos responsáveis, o prejuízo estimado aos beneficiários do INSS chega a…

36 minutos ago

Jovem de 22 anos é  executado dento de carro em Rio Grande da Serra

Polícia investiga o óbito do jovem ocorrido na noite de quinta-feira  no bairro Pedreira

2 minutos ago

Criminoso é preso após tentar roubar passageiros em ônibus de Santo André

Desesperada, uma das vítimas gritou e o criminoso foi contido por passageiros até a chegada…

5 minutos ago

Gilvan é homenageado com comenda nacional “Homens de Honra” pela ABRASCI em Brasília

Comenda reconhece pessoas que se destacam por sua conduta ética, coragem, compromisso público e contribuições…

11 horas ago

Diadema convoca 11 candidatos aprovados em Concursos Públicos

 Profissionais vão atuar nas secretarias da Prefeitura como Agentes de Serviços Gerais, Administrativos e Apoio…

1 minuto ago