Cultura e Lazer

Diadema lança oficinas de carimbó e tango

Aulas são realizadas nos Centros Culturais Nogueira (carimbó) e Centro (tango); qualquer pessoa a partir dos 12 anos pode se inscrever

CarimbóCarimbó
Diadema lança oficinas de carimbó e tango. Foto: Divulgação

A Secretaria de Cultura de Diadema incluiu duas novas oficinas nas grades dos Centros Culturais da cidade. No Centro Cultural Nogueira, estão sendo realizadas aulas de carimbó, e no Centro Cultural Diadema, as aulas são de tango para iniciantes. As duas modalidades têm vagas abertas para pessoas a partir dos 12 anos de idade. O chefe de Formação da Secretaria de Cultura, Reinaldo Leiva, explicou que as oficinas atendem às demandas dos frequentadores dos espaços.

“Um dos diferenciais da Formação Cultural em Diadema é a diversidade. E trabalhar a cultura popular e tradicional reforça o objetivo da pluralidade nas oficinas culturais”, relatou Leiva. “O carimbó é uma dança típica da região Norte do Brasil, mais especificamente do Estado do Pará. É de origem africana e se caracteriza pela dança em pares e movimentos giratórios. Como o Centro Cultural Nogueira será um polo de referência da cultura afro e tradicional, tem toda pertinência atender a essa demanda”, completou. São 30 vagas oferecidas em cada centro cultural e as oficina seguem até o final de novembro.

As aulas de carimbó são realizadas às quartas-feiras, das 15h30 às 17h, no Centro Cultural Nogueira (Rua Marcos de Azevedo, 240, Vila Nogueira). O carimbó é uma dança cultural da região Norte, assim, tem a sua origem no estado do Pará durante o século XVII, a partir das danças e costumes indígenas. O nome é em homenagem ao instrumento musical indígena curimbó, tambor artesanal muito usado em apresentações artísticas e religiosas.

Já as aulas de tango ocorrem também às quartas-feiras, das 20h30 às 22h30, no Centro Cultural Diadema (Rua Graciosa, 300, Centro). O tango é a dança e estilo musical típicos da Argentina, sendo considerados por muitos como uma das maiores contribuições culturais do país para o mundo. O ritmo nasceu como expressão folclórica das populações pobres, oriundas da fusão entre as músicas dos imigrantes italianos e espanhóis, dos descendentes dos conquistadores espanhóis com os nativos que já habitavam os pampas que se misturavam nos subúrbios da crescente Buenos Aires.

AddThis Website Tools

Recent Posts

Mauá recebe 2ª etapa da Liga Nacional de Basquete 3×3 no próximo fim de semana

Torneio reunirá mais de 80 equipes e quase 100 jogos; Cidade terá representantes nas categorias…

44 minutos ago

Sinfônica de Santo André homenageia U2 neste domingo no Parque Central

Espetáculo, que terá início às 11h, faz parte de programação cultural gratuita com muita música,…

51 minutos ago

GCM de São Caetano apreende adolescentes por roubo a farmácia no Bairro Santa Paula

Equipe da ROMU foi acionada pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), que alertou sobre…

1 hora ago

GCM de Diadema realiza maior apreensão de drogas do ano, com 6.677 porções apreendidas

Em um movimento contínuo de combate ao tráfico, a GCM também intensificou as operações contra…

1 hora ago

Homem é preso após acidente com óbito na Rodovia Caminho do Mar, em São Bernardo

Colisão, registrada por volta das 8h05, envolveu dois caminhões e um carro de passeio na…

2 horas ago

Vídeo de encontro de Papa com Jesus feito por IA emociona internautas

No vídeo, Papa Francisco e Jesus aparecem sorrindo e transformam um copo de água em…

2 horas ago