A política de integração da GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema com a PM (Polícia Militar) tem apresentado resultados positivos também no enfrentamento aos pancadões. Desde 2021, com a criação da Operação Paz e Proteção, já aconteceram 1.450 operações preventivas que reduziram muito a quantidade dessas festas irregulares na cidade e a perturbação do sossego público.
Idealizada pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, a Operação Paz e Proteção é planejada e executada pela GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema, em parceria com a PM, por meio do comando do 24º Batalhão de Polícia Militar.
Com o investimento da Prefeitura na GCM e sua atuação integrada com a PM, já foi possível constatar a queda significativa de aproximadamente 90% nas ocorrências de pancadão.
“Mais do que os números, o fundamental é destacar a política adotada para enfrentar os pancadões. Trata-se de uma política preventiva que visa ocupar esses espaços/locais antes das festas, evitando com isso qualquer conflito entre os frequentadores e os agentes de segurança”, explicou Benedito Mariano, secretário municipal de Segurança Cidadã.
Semanalmente, o trabalho da Operação Paz e Proteção é avaliado e planejado a partir de mapeamentos e dados de inteligência.
De acordo com Comando da GCM Diadema, este ano (janeiro a junho), já foram executadas 190 Operações Paz e Proteção. O trabalho ocorre sempre no final de semana e também realiza nas proximidades dos pontos de pancadões, bloqueios de fiscalização de veículos e pessoas nas principais vias públicas do entorno.
Com isso, o trabalho integrado resultou nos seguintes dados:
1.243 automóveis vistoriados;
9 automóveis apreendidos;
720 motocicletas vistoriadas;
12 motocicletas apreendidas;
2.435 pessoas abordadas/revistadas;
2 motocicletas conduzidas ao DP;
4 pessoas conduzidas ao DP;
568 autos de infração de trânsito;
31 boletins de ocorrência;
212 estabelecimentos comerciais orientados;
73 residências orientadas quanto a som alto.
Visando consolidar o enfrentamento aos pancadões e restabelecer o respeito ao sossego público, aconteceram 1.260 Operações Paz e Proteção, nos dois primeiros anos da Gestão Filippi. Desse total, a GCM realizou 952 operações e a PM mais 308 ações.
O levantamento estatístico da GCM Diadema apontou também:
5.839 automóveis vistoriados;
86 automóveis apreendidos;
4.718 motocicletas vistoriadas;
135 motocicletas apreendidas;
16.237 pessoas abordadas/revistadas;
17 pessoas conduzidas ao DP;
2 apreensões de arma de fogo;
3 apreensões de drogas;
146 boletins de ocorrência;
990 estabelecimentos comerciais orientados;
409 residências orientadas.
O relatório bienal apontou ainda quais foram os endereços/locais que mais receberam a Operação Paz e Proteção:
Morro do Samba / rua dos Botocudos (145 operações);
Núcleo Habitacional 18 de Agosto (147);
Avenida Vereador Gentil Santo de Paula (96);
Núcleo Habitacional Gazuza (71);
Rua Itália (86);
Núcleo Habitacional Piratininga (61);
Avenida Daniel José de Carvalho / Marginal Z (84).
Para reclamar/denunciar perturbações do sossego:
ligue GCM 153 ou 0800-7705-559 ou 4043-6330
Principal objetivo da mudança é garantir a segurança jurídica da corporação, além da valorização dos…
Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…
Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…
Ecovias reforçou que colabora com a PM Rodoviária e investiu na ampliação do sistema de…
Tráfego ficou lento do km 40 ao 49 do Rodoanel e causou transtornos ,principalmente nessa…