GCM reforçou patrulhamento e operações que já resultaram em prisões e apreensão de drogas naquela região
A Prefeitura de Diadema, por meio de uma Comissão de Crise criada pelo Gabinete do Prefeito Taka Yamauchi, adotou medidas emergenciais no bairro Eldorado após o aumento do número de usuários de drogas e pessoas em situação de rua, desde o período das festas natalinas. O grupo de trabalho reúne representantes das secretarias municipais de Segurança Cidadã e a de Assistência Social e Cidadania (SASC) para organizar ações destinadas ao enfrentamento da situação e ao acolhimento dos usuários.
Como parte das ações, a GCM – Guarda Civil Municipal de Diadema intensificou o patrulhamento e as operações de abordagem no local, verificando que muitos dos usuários vieram de outras cidades, sob alegações de que foram transportados com promessas de acesso a drogas de “melhor qualidade e preço”.
“Desde que recebemos as denúncias temos adotado medidas enérgicas para restabelecer a ordem e a tranquilidade dos moradores. Estivemos no local, conversamos com as pessoas e sabemos que esses usuários vieram parar aqui de forma criminosa e trouxeram muitos problemas para os moradores do Eldorado. Estamos atuando fortemente junto com a nossa GCM e autoridades policiais para amenizar esse problema de forma correta”, afirmou o prefeito.
De acordo com o Comando da GCM, entre as ações realizadas no Eldorado, a corporação efetuou uma apreensão significativa de entorpecentes na rua Carapeba. Na oportunidade, a operação apreendeu 207 trouxinhas de maconha, 440 pinos de cocaína, dois rádios comunicadores e R$ 257 em espécie. Além disso, a Guarda também realizou outros flagrantes de roubos naquela região da cidade.
Além das ações de Segurança Cidadã, a Secretaria de Assistência Social tem promovido encaminhamentos de pessoas em situação de rua para os serviços sociais do município.
Além da ação da Prefeitura, motociclistas têm atuado para expulsar essas pessoas do bairro. Vídeos têm viralizado nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram