Desde o início de 2025, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema tem intensificado suas ações para aumentar a segurança na cidade. O balanço do primeiro trimestre demonstra um crescimento nos números de operações e resultados positivos sobre a prevenção de infrações.
Comparando os dados de janeiro até março, de 2024 com 2025, houve um aumento significativo em vários indicadores de segurança:
• Automóveis vistoriados subiram de 130 para 195, um aumento de 50%.
• Automóveis apreendidos pela Lei 2135/2002 passaram de 98 para 143, crescimento de 46%.
• Motocicletas apreendidas pelo CTB subiram de 129 para 189, representando um aumento de 47%.
• Pessoas abordadas e revistadas cresceram 56%, passando de 784 para 1.223.
Além desses números, as operações também resultaram em significativas apreensões relacionadas ao tráfico de drogas. Houve um salto de 5 para 17 casos de apreensão, além de um aumento nos entorpecentes apreendidos, incluindo maconha (2.467 papelotes), cocaína (1.316 invólucros) e crack (855 papelotes). Novas substâncias também foram apreendidas, como LSD (105 unidades) e skunk (78 unidades).
O número de rondas também aumentou 6% com 41.037 atividades realizadas, além dos flagrantes que passaram de 17 para 29, um aumento de 71%.
“A GCM de Diadema tem demonstrado, com números e resultados concretos, a importância de uma presença forte e estratégica nas ruas. O aumento das apreensões, das rondas e do combate a eventos que perturbam a ordem pública é uma prova do nosso compromisso com a segurança. Seguiremos intensificando essas ações para assegurar um ambiente cada vez mais seguro para todos”, afirma o prefeito de Diadema, Taka Yamauchi.
No trimestre, as denúncias atendidas de pancadão apresentaram o maior salto percentual, de 7 para 32, um aumento de 357%.
Durante os finais de semana, a GCM vem intensificando o combate aos pancadões. Na madrugada de domingo, 23/03, a guarda atuou em diversos pontos da cidade. Durante as operações, cinco guinchos foram utilizados para remover trinta e três veículos apreendidos no bairro Serraria – Núcleo Pombal, contribuindo para a tranquilidade dos moradores e o cumprimento das leis de convivência urbana.
“O trabalho da GCM de Diadema nos três primeiros meses de 2025 destaca o nosso compromisso em intensificar as ações de segurança pública. Os resultados positivos são fruto de estratégias eficazes que combinam prevenção, combate direto à criminalidade e uma presença mais robusta nas ruas, garantindo maior proteção e tranquilidade para todos”, conclui o Secretário de Segurança Cidadã, Paulo Pinheiro da Silva.
Software desenvolvido pela USP para monitorar chuvas foi contratado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Polícia Militar foi acionada por vizinhos que relataram um forte odor vindo do imóvel onde…
Dois dos três criminosos ficaram do lado de fora fumando e mexendo no celular, enquanto…
Como São Paulo arcará com custos de uma obra antienchente, Tite se disse "premiado" e…
Segunda etapa da operação percorreu estabelecimentos na Av. Newton Monteiro de Andrade, Rua Jurubatuba e…
Com capacidade para 100 atendimentos mensais, Ribeirão Pires passa a oferecer o serviço localmente, reduzindo…