VOLTAR
  • Cidades

Diadema inicia nova campanha de travessia segura para pedestres

Lei instrui o motorista que para na faixa e deixe o pisca-alerta até o pedestre atravessar

  • Lei instrui o motorista que para na faixa e deixe o pisca-alerta até o pedestre atravessar.
    Foto: Divulgação/PDA
  • Por: Redação
  • Publicado em: 28/01/2020
  • Compartilhar:

Lei  instrui o motorista que para na faixa e deixe o pisca-alerta até o pedestre atravessar

 

Lei instrui o motorista que para na faixa e deixe o pisca-alerta até o pedestre atravessar. Foto: Divulgação/PDA

 

A Prefeitura de Diadema, por meio da Lei 3.905/2019, instituiu o Programa Municipal de Conscientização para o Uso Seguro da Faixa de Pedestres com o tema “Na Faixa, eu Freio Para o Pedestre. Ligue o Pisca e Respeite”.

A lei de autoria do vereador Márcio Paschoal Giudicio Junior instrui o motorista que deixe o pisca-alerta ligado enquanto estiver parado e não movimente o veículo antes que o pedestre alcance a calçada do outro lado, pois estando parado atrairá a atenção do motorista que vier atrás ou em outra faixa.

“Esta campanha é essencial para proteger a vida dos pedestres. Diadema é a segunda cidade do país com a maior densidade demográfica. Vivem aqui aproximadamente mais de 420 mil pessoas e ainda conta com uma frota intensa de veículos. Tanto os motoristas quanto os pedestres precisam reforçar a atenção”, afirmou o secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves.

De acordo com a nova campanha, a Secretaria de Transportes realizou nesta terça-feira (28/01), mais uma ação de travessia segura na faixa não semaforizada, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS), na Avenida São José.

Atores da companhia Sopa de Comédia chamaram atenção de motoristas e pedestres com faixas educativas e distribuição de material gráfico. “Quando você liga o pisca-alerta, ajuda o motorista que vem logo atrás a entender que precisa diminuir a velocidade, parar e, com isso, evitamos acidentes”, comentou Edna de Castro, responsável pela Cia Sopa de Comédia, que desenvolve ações em parceria com a Prefeitura.

A utilização do pisca-alerta é fundamental para a sinalização de qualquer situação de risco no trânsito. O motorista que deixar de dar a preferência ao pedestre na faixa está sujeito a infração gravíssima, de acordo com a Lei Federal, 9503/97.

As ações serão realizadas ao longo deste ano em diversos pontos da cidade com objetivo de informar a população. As atividades começaram em 23 de janeiro, em frente ao Poupatempo e ao Shopping Praça da Moça e continuam nas avenidas São José e Antônio Dias Adorno.

Programa de Educação Trânsito

O Programa de Educação de Trânsito de Diadema realiza a Campanha Trânsito Seguro na cidade e promove outras ações educativas visando públicos de todas as faixas etárias. Para isso, diversas atividades estão sendo realizadas em ruas, avenidas, terminais de ônibus, escolas municipais e em eventos especiais como o Programa Mãos à Obra. Dentre essas ações ao ar livre, os educadores de trânsito promovem orientação de travessia em faixas de pedestre com distribuição de folheto educativo para motoristas e pedestres.

Para mais informações sobre o Programa Municipal de Educação de Trânsito: telefone 4075-8000 ou e-mail transportes@diadema.sp.gov.br.