VOLTAR
  • Cidades

Diadema faz operação no fim de ano com 2 mil rondas, 34 BOs e 3 pessoas presas

 Moto roubada também é recuperada pela Guarda Civil Municipal;Prefeitura lançará em 2019 Programa Anjos da Lei

  • Mais de 2 mil rondas foram realizadas pela GCM neste fim de ano.
    Foto: Divulgação/PDA-Mauro Pedroso
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/12/2018
  • Compartilhar:

Moto roubada também é recuperada pela Guarda Civil Municipal;Prefeitura lançará em 2019 Programa Anjos da Lei

operação

Mais de 2 mil rondas foram realizadas pela GCM neste fim de ano. Foto: Divulgação/PDA-Mauro Pedroso

A Defesa Social de Diadema divulgou nesta quinta-feira (27/12) balanço sobre a Operação realizada neste fim de ano para coibir o crescimento da criminalidade e aumentar a sensação de segurança dos moradores. De acordo com a Prefeitura, entre 12 e 24 de dezembro, em três centros comerciais da cidade (nos bairros Centro, Piraporinha e Serraria), foram realizadas pela GCM (Guarda Civil Municipal) 2,1 mil rondas operacionais, além de ter revistado 312 pessoas, vistoriado 54 motocicletas, conduzido três pessoas às Delegacias de Polícia e gerado 34 Boletins de Ocorrências.

A GCM durante esse período ampliou seu efetivo de policiamento nas ruas e percorreu todas essas regiões a pé, com viaturas e em motos”, disse o secretário de Defesa Social de Diadema, Paulo Fagundes. Segundo o secretário, o número de rondas feitas nesse período cresceu e deu mais tranquilidade para as pessoas irem à compras. “Esse acréscimo se tornou necessário, uma vez que o fluxo de pessoas foi maior nos centros comerciais nesta época”, completou Fagundes.

Moto recuperada

Durante as operações de policiamento da Operação Natal Seguro, destacou-se a ocorrência de prisão em flagrante realizada pelo policiamento de moto no dia 22. Nessa data, às 18h20, os GCMs detiveram uma pessoa, de 19 anos, desempregado, que junto com seu comparsa tentou assaltar, com arma de brinquedo, a moto da marca Yamaha, modelo Fazer, na altura do número 67 da Avenida Piraporinha.

Os guardas perceberam a ação dos bandidos e deram voz de prisão a eles. O bandido saiu em fuga pela Avenida e foi detido alguns metros adiante; já seu comparsa saiu correndo e não foi mais localizado. O criminoso foi encaminhado ao 3º Distrito Policial (Taboão). Ele responderá pelo crime de roubo (artigo 157, parágrafo 2º, II, do Código Penal). A pena é de quatro a dez anos de prisão e multa. A moto foi devolvida ao seu dono.

Operação Anjos da Lei

A realização da Operação Natal Seguro marca também a ampliação do contato entre a Guarda Civil Municipal, comerciantes e população. Em 2019, a Prefeitura lançará a Operação Anjos da Lei. “A ideia é fortalecer a aproximação do efetivo com a comunidade, que nos fornecerá subsídios para uma atuação eficaz no combate ao crime”, informou o secretário.

De acordo com Fagundes, serão destinadas, a cada uma das onze regiões da cidade, viaturas da GCM para a prevenção de delitos. “Essa ação, junto com a criação de novo layout para viaturas e uniformes, vai ampliar a percepção de segurança por meio da presença policial”, afirmou o secretário.

A Secretaria de Defesa Social também vai continuar a integração com todos os agentes de segurança que atuam no município (Polícias Civil e Militar), por meio de ações conjuntas e planejamento operacional.