Diadema concederá à Sabesp serviço de tratamento do lixo em nova usina

Mais visitadas

Câmara Municipal aprovou legislação que autoriza o município a realizar convênio com a companhia estadual para destinação ambientalmente correta dos resíduos

 

Câmara dá aval para que a Prefeitura de Diadema faça acordo com a Sabesp para gestão dos resíduos sólidos. Foto: Divulgação/PDA

 

A Câmara Municipal de Diadema aprovou nesta quinta-feira (13/02) projeto de lei do prefeito Lauro Michels (PV) que autoriza o Executivo a celebrar convênio de cooperação, contrato de programa, termos aditivos e outros ajustes com o Estado de São Paulo, Sabesp e Arsesp. O objetivo é o atendimento às metas graduais e  progressivas para o tratamento e destinação final dos resíduos sólidos. O projeto autoriza a  Prefeitura a ceder área de 48,2 mil metros quadrados, na divisa entre o Jardim Inamar e o Eldorado, para a instalação de usina de lixo. Atualmente o terreno abriga o DLU (Departamento de Limpeza Urbana), estação onde é feito o transbordo dos resíduos para o aterro.

Com a iniciativa, a Administração Diademense espera por meio deste convênio garantir melhorias na coleta e destinação dos resíduos domésticos, adequando o município às novas políticas de destinação, de acordo com a Lei 3.853/19, dando fim ao encaminhamento de resíduos à aterros sanitários, uma ação inédita no país.

De acordo com a Administração, já existe desde 1998 (Lei Complementar 81/98), a cobrança da taxa de coleta do lixo, que atualmente é paga junto ao IPTU. Com a lei aprovada, a taxa poderá, a critério do contribuinte, ocorrer no carnê do IPTU ou nas contas de água e esgoto. Porém, anualmente o município será responsável por encaminhar à Sabesp a relação de contribuintes evitando que residências com mais de um hidrômetro sejam cobradas em duplicidade. A Administração Municipal ressalta ainda que não se trata de uma nova taxa ou cobrança, já que todos os imóveis devidamente inscritos no cadastro imobiliário realizam o pagamento dessa taxa no presente exercício.

Diadema arrecada R$ 17 milhões por ano com a taxa do lixo e tem uma despesa de R$ 35 milhões nesse período com o transbordo e a destinação dos resíduos domésticos.

Desde que a Sabesp reassumiu os serviços de água e esgoto na cidade, houve avanços foram registrados, elevando a captação e o tratamento de esgoto que em 2013 era de apenas 13% e hoje supera os 52%, gerando mais qualidade nos serviços e proporcionando mais saúde por meio do saneamento básico à população de Diadema.

“A Sabesp já tem iniciativas ambientalmente corretas, que coloca a empresa em situação favorável à possível parceria. Uma das iniciativas na região do ABC Paulista é o Aquapolo Ambiental, projeto moderno e sustentável realizado  pela Sabesp em parceria com a GS Inima.  Considerado o maior empreendimento para a produção de água de reuso industrial na América do Sul e quinto maior do mundo, capaz de produzir 1.000 litros/segundo de água de reuso, utiliza os mais avançados processos tecnológicos existentes. Além disso, em Franca a Sabesp gera em sua Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) o biogás, proveniente do tratamento de esgoto. O combustível é usado na própria planta da estação”, afirmou a Prefeitura.

A partir de agora, a Prefeitura de Diadema e a Sabesp iniciarão tratativas para a implantação de novos mecanismos de destinação dos resíduos, buscando trazer inúmeros benefícios à cidade e à população, colocando Diadema em posição de destaque no Estado por ser pioneira nesse tipo de parceria.

Pelo projeto, Diadema  entregará à Sabesp, pelo período de 40 anos, prorrogáveis por igual período, o tratamento e a destinação final dos resíduos, atualmente transportados pela Lara Central de Tratamento de Resíduos Sólidos para aterro em Mauá.

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações