VOLTAR
  • Variedades

Diadema aplica 2.293 doses contra covid e faz mutirão voltado à saúde

Além da vacinação, 1.315 mulheres fizeram exames em 19 Unidades Básicas de Saúde da cidade

  • Diadema aplica 2.293 doses contra covid neste sábado.
    Foto: Divulgação/PDA-Dino Santos
  • Por: Redação
  • Publicado em: 12/03/2022
  • Compartilhar:

Além da vacinação, 1.315 mulheres fizeram exames em 19 Unidades Básicas de Saúde da cidade

criança vacinada em diadema

Diadema aplica 2.293 doses contra covid neste sábado. Foto: Divulgação/PDA-Dino Santos

Este sábado (12/03) foi dia de cuidar da saúde da família com ações de saúde em 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema, entre elas o mutirão de Papanicolau, vacinação contra HPV, orientações sobre o cuidado da mulher, além do Dia D de Vacinação contra Covid-19 para todos os públicos vacináveis. Das 8h30 às 16h, foram aplicadas 2.293 doses contra a doença em crianças entre cinco e 11 anos e pessoas com 12 anos de idade ou mais.

Totalizando a vacinação deste sábado, Diadema já aplicou 892.182 vacinas, sendo a primeira dose em 342.580 pessoas, a segunda dose em 314.479 pessoas, a terceira dose em 181.844 pessoas, a quarta dose em 247 pessoas, a dose única em 10.408 pessoas, além de 29.694 primeiras doses em crianças e 12.930 segundas doses no público infantil.

Gustavo José da Silva Ferreira, de 10 anos, acordou cedo para garantir a segunda dose da coronavac na UBS Parque Real. Acompanhado pela mãe, Tamara Ferreira, fez questão de deixar um recado para os amigos. “É muito importante tomar vacina! Tomem vacina. Eu já tomei a segunda dose, foi bem rapidinho e nem doeu”, garantiu.

Durante a semana, a dose do imunizante contra a covid-19 também está disponível para crianças entre cinco e 11 anos de idade e pessoas com 12 anos ou mais e em todas as doses (D1, D2 e reforço), inclusive para quem está com atraso no esquema vacinal.

Vale reforçar que, a partir de segunda-feira (14/03), crianças a partir de cinco anos de idade que foram vacinadas contra covid-19 com a dose pediátrica da Pfizer em Diadema já podem voltar aos postos de vacinação para concluir o esquema vacinal, respeitando a data anotada no cartão de vacinação. O intervalo para esse imunizante é de oito semanas entre a primeira (D1) e a segunda dose (D2), conforme pode ser visto na página: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/27751-criancas-a-partir-de-cinco-anos-podem-receber-2-dose-da-pfizer-pediatrica-a-partir-de-segunda

A UBS Piraporinha está em reforma, por isso, quem estiver referenciado na Unidade deve se dirigir à UBS Nova Conquista, localizada na Avenida Presidente Juscelino, 759, no mesmo bairro. Para saber quais os documentos necessários para vacinação, leia mais em http://www.diadema.sp.gov.br/27730-vacinacao-covid-19-documentacao-necessaria-prazo-entre-as-doses-e-outras-informacoes-para-se-proteger.

 

Março lilás

Dentro da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu atenção especial ao fortalecimento da prevenção ao câncer de colo uterino focando duas estratégias, sendo a primeira a aplicação da vacina contra o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) para meninas na faixa etária de nove a 14 anos para as adolescentes e a segunda com a ampliação do acesso ao exame conhecido como Papanicolau.

Neste sábado (12), compareceram às UBS 1.315 mulheres para participarem do Mutirão de Papanicolau e realizarem o exame preventivo. As unidades da zona sul Inamar e Eldorado foram as que registraram maior procura, com 155 e 110 exames respectivamente.

“Esse trabalho de diagnóstico precoce do câncer de colo de útero ocorre durante todo o ano de forma rotineira, mas nossa proposta com esse mutirão foi intensificar a realização do exame de Papanicolau e ampliar o acesso para as mulheres que por alguma razão não conseguem procurar atendimento durante a semana. A prevenção e a detecção precoce da doença são fundamentais para reduzir a incidência e a mortalidade”, explicou a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.

Cada UBS se programou para realizar, pelo menos, 120 exames neste sábado (12). A demanda excedente foi agendada para realização do exame ao longo dos próximos dias na própria unidade de origem da usuária. Todas as amostras coletadas são enviadas para o laboratório municipal. O resultado sai em aproximadamente 30 dias e será enviado para a Unidade agendar o retorno com a enfermeira responsável e, se necessário, com o médico.

Ainda dentro das atividades do Março Lilás, as UBS promoveram intervenções educativas com foco na saúde feminina. A UBS Canhema, por exemplo, fez uma atividade sobre Saúde Reprodutiva; já a UBS Nova Conquista destacou a importância a Coleta do Papanicolau; na UBS Paulina, a roda de conversa teve como tema o “Ser Mulher”. Já a UBS Parque Real promoveu uma roda de conversa sobre menopausa e climatério. Na ocasião a Dra Érica Riselli, ginecologista da unidade, pôde esclarecer as dúvidas das usuárias sobre a temática.

A vice-prefeita, Patty Ferreira, esteve na unidade acompanhada da secretária da Saúde, Dra Rejane Calixto, e elogiou a atividade.

“Quero dar os parabéns a toda a equipe pelo trabalho. A gente está pautando esse assunto de prevenção no mês da mulher, mas é um cuidado que queremos ter ao longo de todo o ano. Essa oportunidade de perguntar e tirar dúvidas com a própria médica da unidade é bom demais”, afirmou a vice-prefeita, Patty Ferreira.

“O papel da Atenção Básica é esse, trabalhar muito mais a saúde do que a doença. Fazendo esses momentos de prevenção é fundamental para todos nós. Estamos só começando o ano, voltando aos poucos com as atividades com os grupos educativos, Espero contar com todas vocês”, destacou a secretária Rejane Calixto às usuárias participantes da atividade.

Mês da mulher

As atividades deste sábado estão na programação do Mês da Mulher, que reúne exposições e intervenções artísticas, palestras e rodas de conversa, espetáculos de circo, música, dança e teatro, exibições de filmes, caminhadas e outras ações. Mais informações em http://www.diadema.sp.gov.br/mesdamulher.