Diadema antecipa vacinação dos idosos de 63 anos para este sábado

Mais visitadas

Prefeitura de Diadema recebeu na manhã desta quarta-feira, uma remessa com 3.250 doses da vacina Coronavac

 

Diadema antecipa vacinação dos idosos de 63 anos para este sábado . Foto: Divulgação

A Central de Imunobiológicos da Prefeitura de Diadema recebeu na manhã desta quarta-feira (21/04), uma remessa com 3.250 doses da vacina Coronavac (Butantan), o que representa 100% das doses necessárias para a vacinação dos idosos de 64 anos. Diante disto, a Secretaria Municipal da Saúde decidiu antecipar de sábado (24/04), para esta sexta-feira (23/04), o início da vacinação desta faixa etária. A imunização vai acontecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos volantes, das 8h30 às 16h, por livre demanda.

A gestão vai manter a realização do quarto Dia D neste sábado e decidiu antecipar a imunização dos idosos de 63 anos. Neste dia, a campanha vai acontecer exclusivamente nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 16h, para aplicar o imunizante em idosos acima de 63 anos que precisam tomar a primeira dose ou aqueles que já estão no período para tomar a segunda dose; profissionais da educação e trabalhadores da saúde que cumprirem os critérios também poderão se vacinar nesse dia.

Paralelamente à vacinação nas UBS, as equipes de Estratégia Saúde da Família farão busca ativa nos domicílios para vacinar aqueles munícipes que já deveriam ter sido vacinados e, por algum tipo de limitação de saúde ou dificuldade de locomoção, ainda não conseguiram ser imunizados.

Abaixo você vai entender em perguntas e respostas quem poderá se vacinar:

1) Quem vai poder se vacinar na sexta-feira (23)? Idosos de 64 anos ou mais que precisem tomar a primeira dose ou a segunda dose, respeitando a data de retorno anotado no cartão de vacina.

2) Quem vai poder se vacinar no sábado (24)? Idosos de 63 anos ou mais que precisem tomar a primeira dose ou a segunda dose, respeitando a data de retorno anotado no cartão de vacina.

3) Qual o horário da vacinação e onde posso me vacinar? Na sexta-feira (23), das 8h30 às 16h, a vacinação acontecerá nas UBS e nos postos volantes (veja a lista abaixo).

Já no sábado (24), vacinação vai acontecer das 8h às 16h, exclusivamente nas 20 Unidades Básicas de Saúde. Confira os endereços aqui em http://www.diadema.sp.gov.br/enderecos/324-contato/ubs.

4) Precisa fazer cadastro ou agendamento? Não. A vacinação será livre demanda, ou seja, basta o morador de Diadema comparecer à sua unidade de referência com os documentos pessoais.

5) Quais documentos preciso levar? Os idosos na faixa etária apta a tomar a vacina devem apresentar um documento pessoal com foto, CPF, comprovante de endereço e, se tiver, o Cartão SUS. No caso da segunda dose levar também o comprovante da vacinação (1ª dose).

6) Sou profissional da Educação, posso me vacinar no sábado? No momento, a vacinação dos trabalhadores da Educação ocorre para aqueles com idade a partir de 47 anos que atuem em escolas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, tanto das redes estadual, federal, municipal e privada do município. É necessário realizar pré-cadastro no site Vacina Já Educação (SAIBA MAIS AQUI), e aguardar a validação e aprovação do cadastro.

No momento da vacinação, o profissional da educação deverá apresentar o comprovante Vacina Já Educação (impresso ou virtual), RG e CPF para conferência dos dados pelo profissional de saúde, além de comprovação que estão atuando em escola com sede em Diadema (crachás ou holerites, impresso ou virtual).

7) Sou profissional da Saúde e ainda não tomei a primeira dose. Posso me vacinar no sábado?  No momento, apenas os trabalhadores que estejam na ativa e que estejam atuando em serviços de saúde (humana), os veterinários de clínicas animais e/ou pet shop deverão aguardar novas orientações. A mesma regra vale para os educadores físicos que atuam em outros serviços que não seja equipamento de saúde, como academias.

Os demais trabalhadores de saúde, que atuem em serviço de saúde, deverão ser vacinados desde que apresentem documentação comprobatória da vinculação profissional e atuação no território de Diadema e/ou morador de Diadema. Com exceção das categorias: Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogo e Dentistas que devem apresentar APENAS a carteira do conselho de classes para se vacinar.

Confira mais detalhes aqui:

8) Tomei a primeira dose, quando devo tomar a segunda dose? Confira a data anotada no cartão de vacinação. As vacinas tem intervalos diferentes. A Coronavac/Butantan tem intervalo de 28 dias. Já para a AstraZeneca/Oxford, o intervalo é de 12 semanas.

9) Tomei a primeira dose em outro munícipio da Grande São Paulo, posso tomar a D2 em Diadema? Não. Nestes casos a orientação é retornar ao local onde tomou a primeira dose.

10) Posso escolher qual vacina tomar? Não! Mas é importante explicar que todas as vacinadas disponíveis são seguras (ou seja, não geram efeitos colaterais graves) e se mostraram eficazes após o estágio três de teste. Além disto, elas passaram por certificações e foram autorizadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão regulador ligado ao Ministério da Saúde.

11) Quais cuidados preciso tomar para evitar o risco de me contaminar com a Covid-19? Para garantir a segurança dos profissionais da saúde e do próprio munícipe, a recomendação é que o munícipe que for ser vacinado siga todos os protocolos sanitárias como uso de máscara e vá acompanhado de, no máximo, um acompanhante para evitar aglomerações.

Depois da vacinação, é preciso ficar atento ao prazo correto para tomar a segunda dose e garantir o esquema vacinal completo e manter todas as orientações de prevenção, como distanciamento social, higienização das mãos e uso correto da máscara de proteção individual.

Balanço da Vacinação

Diadema aplicou até terça-feira (20), 59.495 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 44.170 primeiras doses e 15.325 segundas doses.

O município segue respeitando os critérios de priorização preconizados nos Planos Nacional e Estadual de Imunização e aguarda novas remessas de imunizantes para dar início à imunização dos demais públicos da campanha de vacinação. A previsão é que o próximo grupo prioritário seja vacinado a partir de 06 de maio (60 a 62 anos).

Para acompanhar essas e outras informações oficiais sobre a campanha de vacinação, acesse: http://www.diadema.sp.gov.br/ 

 

RELAÇÃO DAS UBS E POSTOS VOLANTES PARA VACINAÇÃO COVID-19 DURANTE A SEMANA

UBSLOCAL DE VACINAÇÃO
ABCSALA DE GINÁSTICA: Rua Martins Fontes, 93
CANHEMAUBS: Rua 22 de Abril, 113
CASA GRANDEUBS: Rua Mem de Sá, 280
CENTROTEATRO CLARA NUNES: Rua Graciosa, 300
CONCEIÇÃOUBS: Rua Bororós, 80 
ELDORADOUBS: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288
INAMARUBS: Rua José Vicente, 47
MARIA TEREZAUBS: Avenida Sinésio Pereira, 27
NAÇÕESUBS: Rua Itália, 249
NOGUEIRASALÃO DA IGREJA: Rua Tomiko Nakajima, 64
NOVA CONQUISTAUBS: Avenida Presidente Juscelino, 759
PAINEIRASCENTRO PÚBLICO PAINEIRAS: Rua Javari, 647                         

 

PAULINAUBS: Avenida Afrânio Peixoto, 402
PIRAPORINHAGINÁSIO ESPORTIVO MANÉ GARRINCHA: Rua dos Cariris, 195
PROMISSÃOGINÁSIO ESPORTIVO CLAUDIO KANO: Rua Prudente de Moraes, 302
REALTEATRO CLARA NUNES: Rua Graciosa, 300
REIDUBS: Rua Serra do Maracujá, 49 
RUYCEGINÁSIO ESPORTIVO ROMULO DUNCAN ARANTES JR: Avenida Casa Grande, 483
SÃO JOSÉESPAÇO TERCEIRA IDADE: Rua Barão de Iguape, 98
SERRARIASALA DE GINÁSTICA: Avenida Lico Maia, 803

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações