VOLTAR
  • Variedades

Diadema antecipa vacinação contra a covid-19 para pessoas de 34 anos

Início da imunização para essa faixa etária acontece nesta quarta-feira 

  • Início da imunização para essa faixa etária acontece nesta quarta-feira.
    Foto: Divulgação/PDA 
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 13/07/2021
  • Compartilhar:

Início da imunização para essa faixa etária acontece nesta quarta-feira 

Início da imunização para essa faixa etária acontece nesta quarta-feira. Foto: Divulgação/PDA

Com a confirmação de chegada nesta terça-feira (13/07) de um novo lote de vacinas contra a covid-19 na Central de Imunobiológicos, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vai poder antecipar para amanhã (14/07), o início da vacinação dos munícipes de 34 anos. Além desse novo público, o usuário que fizer parte dos públicos elegíveis anunciados anteriormente (e que ainda não tomou a primeira dose), poderá se dirigir a um dos 20 postos de vacinação para se vacinar.

“É com muita alegria que anunciamos que vamos conseguir antecipar para amanhã o início da vacinação para as pessoas de 34 anos. Nossa equipe está empenhada e comprometida em vacinar o maior número possível de munícipes, conforme as doses vão sendo disponibilizadas ao município. E reforçamos que vacina boa, é vacina no braço. Então compareçam aos postos de vacinação para tomar a primeira dose e retornem na data agendada para completar o esquema vacinal, só assim vamos conseguir acabar com a pandemia”, afirmou a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.

A Campanha de Vacinação na cidade continua ocorrendo sem necessidade de agendamento e as unidades funcionam diariamente das 8h30 às 16h. Confira abaixo um “Perguntas e Respostas” esclarecendo as principais dúvidas em relação ao assunto.

Segundas doses

Nessa nova grade que vai chegar, Diadema vai receber 16.154 doses, sendo 6.464 primeiras doses (D1) e 9.690 segundas doses (D2).

A Secretaria de Saúde convoca a população a completar o esquema vacinal o quanto antes para garantir a máxima eficácia da imunização.

Na cidade, a segunda dose é aplicada em todos os postos de vacinação. Basta o morador comparecer na data anotada no cartão de vacina no mesmo posto onde tomou a D1, munido dos documentos pessoais e da carteirinha de vacinação.

Confira abaixo o passo a passo para garantir a vacinação:  

– O cronograma já contempla a minha idade. Onde e quando posso me vacinar? A imunização em Diadema é feita diariamente, das 8h30 às 16h, nos 20 postos de vacinação (veja lista aqui).

– Preciso agendar para tomar minha vacina? Não. Em Diadema a vacinação é livre demanda, ou seja, basta comparecer ao posto de vacinação munido dos documentos necessários.

– Quais documentos preciso levar? Documento de identificação pessoal (que contenha o número do CPF) e, obrigatoriamente, um comprovante de residência de Diadema e/ou carteirinha da UBS de referência.

– Se não tiver comprovante de endereço em meu nome? Se não houver um comprovante no nome do próprio munícipe, poderão ser apresentados (de forma física ou digital), comprovante que esteja em nome do cônjuge, companheiro (a), pais e filhos, mas desde que seja apresentado junto um documento que comprove esse parentesco e/ou estado civil (como certidão de nascimento, certidão de casamento, entre outros).

– Quem paga aluguel como faz para comprovar reside em Diadema? O usuário poderá apresentar o recibo do aluguel ou o contrato de aluguel em seu nome.

– O que posso fazer para agilizar o atendimento? O pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br. É rápido e basta preencher dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail.  Saiba mais em: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/26739-diadema-reforca-importancia-do-pre-cadastro-no-site-vacina-ja-para-acelerar-a-vacinacao

– Como saber quando tomar a segunda dose? Essa informação está presente na carteirinha de vacinação entregue na ocasião da primeira dose. Consulte-a, pois o intervalo para aplicação da segunda dose vai depender de qual laboratório você tomou. Se não encontrar seu cartão ou tiver alguma dúvida, consulte a UBS onde foi vacinado (a).

– Estou com minha segunda dose atrasada, o que faço? Basta procurar o quanto antes o posto de vacinação onde tomou a primeira dose para completar seu esquema vacinar. Lembrando que a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. É necessário apresentar documento pessoal (que contenha o número do CPF), comprovante de endereço e o cartão de vacinação recebido no momento da primeira dose.

– É mesmo necessário tomar essa segunda dose? Sim, pois só tomando a segunda dose que você vai garantir a máxima eficácia da vacina. Agora não esqueça: mesmo vacinado, mantenha o distanciamento sempre que possível e continue a usar máscaras.

– Qual o endereço dos locais de vacinação? A lista completa você encontra clicando neste link: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19

– Quem pode receber a primeira dose da vacina covid-19 em Diadema a partir de amanhã (14)?

✅ Moradores de Diadema, sem comorbidades, com 34 anos ou mais;

✅ Profissionais da educação acima de 18 anos (desde que tenha cadastro no site Vacina Já Educação aprovado e já tenha recebido o QR Code);

✅ Gestantes em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) acima dos 18 anos;

✅ Síndrome de Down, pacientes em diálise e transplantados imunossuprimidos (18 a 59 anos);

✅ Pessoas com Deficiência Permanente (PCD), entre 18 a 59 anos;

✅ Pessoas com as comorbidades abaixo previstas pelo Ministério da Saúde acima de 18 anos – é obrigatória comprovação por receita ou relatório médico com a inscrição do profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Balanço da Vacinação

Diadema aplicou até essa segunda-feira (12), 232.070 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 181.533 primeiras doses, 41.793 segundas doses e 8.744 doses únicas.

O município segue respeitando os critérios de priorização preconizados nos Planos Nacional e Estadual de Imunização e aguarda novas remessas de imunizantes para dar início à imunização dos demais públicos da campanha de vacinação.

Para acompanhar essas e outras informações sobre a Campanha Municipal de Vacinação contra a covid-19, acesse: http://www.diadema.sp.gov.br/covid-19 ou acompanhe as redes oficiais @PrefDiadema