VOLTAR
  • Variedades

Diadema antecipa data estipulada pelo Estado e inicia 4ª dose em idosos

Município antecipou a aplicação da dose devido ao estoque disponível para as mais de 4.600 pessoas nessa faixa etária, que estão aptas a receber o reforço do imunizante

  • Diadema antecipa data estipulada pelo Estado e inicia 4ª dose em idosos.
    Foto: Divulgação/PDA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 16/03/2022
  • Compartilhar:

Município antecipou a aplicação da dose devido ao estoque disponível para as mais de 4.600 pessoas nessa faixa etária, que estão aptas a receber o reforço do imunizante

idosa sendo vacinada

Diadema antecipa data estipulada pelo Estado e inicia 4ª dose em idosos. Foto: Divulgação/PDA-Adriana Horvath.

A partir desta quarta-feira (16/03), o município de Diadema começou a aplicar a quarta dose (D4) da vacina contra covid-19 em idosos com 80 anos de idade ou mais, em 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para ampliar a resposta imunológica do organismo desse público.

A aplicação da quarta dose segue as recomendações da Secretaria do Estado da Saúde. Em todo o estado de São Paulo, a vacinação deste público terá início em 21 de março. A antecipação da aplicação da D4, em Diadema, foi possível graças ao estoque disponível para vacinar os 4.644 idosos nessa faixa etária e que receberam a terceira dose até novembro de 2021, ou seja, há quatro meses.

“A dose adicional é recomendada para garantir maior proteção aos grupos mais vulneráveis. Os idosos têm mais riscos de sintomas graves e necessidade de internação. A vacina é a única forma de proteger nossos idosos”, afirma Ferla Cirino, coordenadora do Programa Municipal de Imunização.

Como receber a D4

Os idosos podem comparecer a 19 UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, sem necessidade de agendamento. As Unidades Centro, Serraria, Paineiras e Promissão possuem horário estendido até às 18h. Atualmente, a UBS Piraporinha está em reforma e quem está referenciado nesta Unidade deve procurar a UBS Nova Conquista para receber a vacina.

Para receber a segunda dose adicional, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF e Carteiras de Vacinação (comprovantes na cor verde e azul).
Confira a lista de endereços das UBSs em http://www.diadema.sp.gov.br/saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.

Cobertura vacinal

Atualmente, 100% da população adulta de Diadema receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 e 97,2% estão com o esquema vacinal completo. Já o público infantil ultrapassou 60% de cobertura vacinal com a primeira dose.

Até esta terça-feira (15/03), foram aplicadas 895.407 vacinas no total, sendo a primeira dose em 342.653 pessoas, a segunda dose em 314.718 pessoas, a terceira dose em 183.763 pessoas, a quarta dose em 279 pessoas, a dose única em 10.408 pessoas, além de 29.841 primeiras doses em crianças e 13.745 segundas doses no público infantil.