VOLTAR
  • Cidades

Diadema amplia para 2,5 mil vagas de zona azul em bairros e cria aplicativo

 Empresa AutoPhone, que venceu o processo de concorrência pública da Prefeitura, será responsável pela administração do novo sistema de estacionamento rotativo

  • Estacionamento Rotativo em Diadema passará por mudanças e aumento de vagas.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 18/01/2019
  • Compartilhar:

 Empresa AutoPhone, que venceu o processo de concorrência pública da Prefeitura, será responsável pela administração do novo sistema de estacionamento rotativo

 

zona azul

Estacionamento Rotativo em Diadema passará por mudanças e aumento de vagas. Foto: DivulgaçãoP/DA

 

A partir de 11 de fevereiro, Diadema passará a contar com um novo sistema de estacionamento rotativo, o aplicativo Fácil Estacionar para plataformas Android e iOS, onde os usuários poderão adquirir créditos e emitir seu tíquete digital para o período que deseja estacionar. A empresa AutoPhone, que venceu o processo de concorrência pública da Prefeitura, será responsável pela administração do novo sistema de estacionamento rotativo da cidade. O aplicativo Fácil Estacionar já é utilizado nas cidades de São Caetano, Uberlândia e Salvador e também está sendo instalado na cidade de São Paulo. Com isso, o usuário poderá, com um único aplicativo, escolher as cidades disponíveis para estacionar.

Estamos modernizando o sistema de estacionamento rotativo de Diadema, facilitando a compra para o usuário, que poderá adquirir o período fracionado pelo aplicativo para celular ou nos pontos de venda, que serão instalados no comércio local em substituição aos atuais parquímetros. Nesse caso, o pagamento poderá ser feito em dinheiro, cartão de crédito ou débito. Além disso, esse novo modelo vai nos permitir maior fiscalização e monitoramento das regiões com maior procura por vagas de estacionamento”, explica o prefeito de Diadema, Lauro Michels.

Para utilizar o novo sistema, o usuário deverá baixar o aplicativo Fácil Estacionar em seu celular e efetuar um cadastro, que inclui a placa do veículo e o número do seu celular. Os créditos são comprados via cartão de crédito ou débito no próprio aplicativo ou nos pontos de venda. Outra opção é a compra do tíquete nos pontos de venda autorizados ou com os monitores da Concessionária, informando o número da placa do veículo e o período que deseja estacionar.

Quando o período de estacionamento adquirido estiver próximo do vencimento, o aplicativo envia uma mensagem avisando do término de validade do estacionamento ao usuário para permitir que o mesmo possa adquirir mais tempo e renovar o período de estacionamento, até o período máximo de 2 horas. O aplicativo assume o período de 5 minutos, antes do vencimento, para emitir o aviso, porém este período poderá ser customizado pelo usuário.

Em caso de não renovação do período de estacionamento, antes da multa, será emitida uma Tarifa de Pós Utilização no valor de R$ 20,00 que deverá ser paga em até 24 horas da notificação. Se a tarifa não for paga nesse período o motorista será notificado nos termos da Lei 9503/1997.

O Fácil Estacionar vai possibilitar que o usuário localize a vaga mais próxima disponível para estacionar, além disso, será possível denunciar vagas ocupadas irregularmente, como nos casos das vagas destinadas a idosos e cadeirantes.

O usuário vai nos ajudar a fiscalizar e vai poder denunciar anonimamente, via aplicativo, as vagas que estão sendo ocupadas de maneira errada. Isso vai nos ajudar na fiscalização e a coibir esse tipo de ação”, fala o secretário de transportes de Diadema, José Carlos Gonçalves.

Para que as pessoas se adequem ao novo sistema rotativo da cidade, a Prefeitura fará na primeira semana uma ação educativa a fim de instruir os usuários do estacionamento rotativo na cidade. Após esse prazo será aplicada as penalidades. Os parquímetros também vão continuar em funcionamento até que o novo sistema seja implantado completamente.

Ampliação de vagas

Com o novo modelo de rotativo, a cidade vai passar de 1,3 mil para 2,5 mil vagas de estacionamento no período de 12 meses. Além do Centro que já tem esse sistema de estacionamento, os bairros Campanário, Canhema, Serraria, Vila Nogueira, Élida, Piraporinha e Eldorado passarão a ter rotativo nos seus centros comerciais. As instalações das novas vagas serão feitas por lote e devem começar pelos bairros Vila Nogueira, Serraria e Eldorado.

Estamos ampliando as vagas para os demais centros comerciais da nossa cidade. Isso vai impulsionar as vendas e ajudar os comerciantes desses bairros beneficiados, uma vez que o consumidor prefere locais com estacionamento”, disse o prefeito.