Diadema adianta Operação Inverno devido às baixas temperaturas

Mais visitadas

Temperaturas podem chegar a  10ºC em Diadema e o SAMU deve ser acionado em caso de emergências

moradores de rua
Diadema adianta Operação Inverno devido às baixas temperaturas, Foto: Divulgação/PDA

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) resolveu adiantar o início da Operação Inverno, ação conjunta da SASC com a Secretaria de Saúde, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e organizações sociais de acolhimento noturno à população em situação de rua que faz abordagens noturnas para ajudar no enfrentamento às ondas de frio que já se aproximam. As ações devem começar já a partir do início de maio, sempre que a previsão do tempo apontar temperaturas abaixo de 13ºC.

No entanto, com informações de que as madrugadas dos próximos dias podem ter temperaturas de até 10ºC, a SASC articulou com a Saúde e a Guarda Municipal a disponibilização de dois telefones para o caso de alguma pessoa em situação de rua passando muito frio, desacordada ou ferida: 0800 770 5559, da GCM, e o 192, do SAMU.

“Graças a este trabalho, não tivemos nenhuma morte por conta do frio nos últimos anos,” apontou Zuleica Maria da Silva, secretária-adjunta da SASC.

Para abrigo das pessoas em situação de rua são ofertadas 60 vagas, em duas casas de acolhimento da cidade. O acesso aos albergues é feito das 18h às 19h e contam com banho quente e alimentação para todos aqueles que aceitarem acolhida. Com a instalação da Operação Inverno, os albergues estendem seus horários de fechamento de 19h para as 23h e as vagas são ampliadas em ambos os abrigos.

Durante o dia, a população pode recorrer ao Centro POP – Centro de Referência à População em Situação de Rua (acolhimento diurno de segunda a sexta, das 8h às 17h), que oferece café da manhã, almoço, banheiros com chuveiro, armários, lavanderia e doação de roupas, além de atendimento social, psicológico e até jurídico, se necessário. É o Centro POP que faz o encaminhamento aos abrigos conveniados e costuma atender até 100 pessoas por dia. 

Endereços:

Centro POP – Centro de Referência à População em Situação de Rua (acolhimento diurno de segunda a sexta, das 8h às 17h): Av. Antônio Piranga, 1.088 – Centro

ONG MAI (acolhimento noturno, até 19h): Rua 9 de Julho, 50 – Canhema

Transitória Casa do Caminho (acolhimento noturno, até 19h): Rua Vicente Adamo Zara, 230 – Centro

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações