VOLTAR
  • Cidades

Diadema abre inscrição de concurso para contratar 100 GCMs

Prazo vai até o próximo dia 20 de novembro e inscrições podem ser feitas por meio do instituto responsável por aplicar as provas

  • Guardas municipais integram sistema de segurança pública, decide STF.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/10/2022
  • Compartilhar:

Prazo vai até o próximo dia 20 de novembro e inscrições podem ser feitas por meio do instituto responsável por aplicar as provas

guardas municipais de Diadema

Diadema abre inscrição de concurso para contratar 100 GCMs

A Prefeitura vai contratar 100 novos GCMs e publicou nesta quinta-feira (20/10) edital sobre  a abertura de inscrições para concurso público. Serão contratados  50 homens e 50 mulheres.

O canal de inscrições e a íntegra do Edital estão disponíveis no site www.institutopensato.org.br . Importante frisar que o período de inscrição termina no dia 20/11/2022 (às 23h59).

De acordo com a publicação oficial, o Extrato de Edital nº 003/2022 anuncia o início do processo referente ao 42º Concurso Público, no regime do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Diadema (Lei Complementar Municipal Nº 08/91) para o cargo de Guarda Civil Municipal de 3ª Classe. A contratação também vai obedecer o Estatuto da Guarda Civil Municipal de Diadema (Lei Complementar Municipal Nº 298/2009, e suas posteriores alterações).

Por uma segurança cidadã

 Depois da contratação desses 100 novos integrantes, a Guarda Civil Municipal de Diadema passará a ter um efetivo total de quase 400 guardas, permitindo aumentar a presença em escolas, centros de bairros, parques e outros lugares públicos. Com essa medida, a Prefeitura vai melhorar ainda mais a segurança pública do município, sempre priorizando ações de policiamento preventivo, comunitário e integrado com a Polícia Militar e a Polícia Civil.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, com o efetivo reforçado também será possível dobrar o número de integrantes da Patrulha Lei Maria da Penha – GCM Diadema, criada no ano passado. Atualmente, o serviço é responsável pela proteção de quase 200 mulheres com direito à Medida Protetiva expedida pelo Poder Judiciário.

“É muito importante reforçar a presença feminina na GCM. Pela primeira vez, a Prefeitura promove um concurso com igualdade de gênero com o mesmo número de vagas para homens e mulheres”, afirmou Benedito Mariano, secretário municipal de Segurança Cidadã.

Além de investir na GCM, a Prefeitura também está aplicando recursos em tecnologia para enfrentar a criminalidade. Em breve, será inaugurada a nova Central de Videomonitoramento de Diadema para receber imagens de totens de segurança e câmeras de vigilância que estão sendo instalados em ruas e escolas.