A rede de ensino de Diadema vai ganhar neste mês de março 207 vagas de creche com a inauguração de duas estruturas conveniadas com a Prefeitura de Diadema. No dia 14, a Creche Roberto Luiz Gordon, no Conceição, abre as portas para acolher os pequenos. No dia 21, será a vez da Creche Vila Nogueira receber as crianças.
As duas unidades serão instaladas para reduzir uma das maiores demandas do município: vagas em berçário. Todas as 207 vagas serão destinadas aos bebês – 40 vagas na Creche Roberto Luiz Gordon (Rua Vera Cruz, Conceição) e outras 167 na Creche Vila Nogueira (Rua Pêro Vaz de Caminha, Vila Nogueira).
As estruturas serão administradas por organizações sociais que já trabalham na área e que venceram o processo de chamamento aberto pela Secretaria de Educação para oferta de vagas em creche no município. A Creche Roberto Luiz Gordon será administrada pela Comunidade Inamar, que já possui um equipamento educacional no Jardim Inamar. A Creche Vila Nogueira, pela Abasc (Associação Brasileira de Ação Social Cristã).
“Quando assumimos a secretaria, uma das maiores demandas era por vagas em creche e, especialmente, de berçário. Trabalhamos muito em planejamento para poder reduzir a fila em um período mais curto. A abertura das mais de 200 vagas só em março mostra que toda Secretaria de Educação está empenhada em solucionar esse problema e oferecer qualidade para a criança que procura nossa rede de ensino”, destacou a secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches.
A atual administração mapeou a fila de espera herdada da gestão anterior e identificou 3.573 crianças de 0 a 3 anos aguardando espaço na rede. Desse total, 2.957 estavam na faixa etária de 0 ano a 1 ano e 11 meses, que necessitam de berçário. O volume representa 83% da fila completa.
O preenchimento das vagas nas duas creches conveniadas vai obedecer ao critério da fila de espera. Pai e mãe de criança que desejar matricular seu filho na rede terá de procurar as próprias unidades e fazer o registro.
A política de redução da fila de espera por vagas no sistema municipal é norteada pelo Programa Creche é Lugar de Criança. Relançada no fim do ano passado, pois era ideia trabalhada no início dos anos 2000, a ação tem dez pontos principais de atuação para melhora da qualidade do ensino da primeira infância.
Além da ampliação da oferta de vagas, o Creche é Lugar de Criança tem como diretrizes fortalecer entidades conveniadas com aumento de 30% da renda per capta por estudante; ampliar gradativamente o horário de atendimento; promover formação dos educadores de Educação Infantil de zero a 3 anos; e estruturar as unidades, também na parte lúdico-educacional.
Decisão sobre concurso publicada no Diário Oficial desta sexta-feira estende para mais dois anos o…
Principal objetivo da mudança é garantir a segurança jurídica da corporação, além da valorização dos…
Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…
Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…
Ecovias reforçou que colabora com a PM Rodoviária e investiu na ampliação do sistema de…