VOLTAR
  • Cidades

Dia D em Diadema terá 21 postos de vacinação contra o sarampo

 Adultos com idade entre 20 e 29 anos que ainda não se vacinaram poderão receber a dose em uma das 20 UBSs ou no Terminal Metropolitano

  •  Adultos com idade entre 20 e 29 anos que ainda não se vacinaram poderão receber a dose em uma das 20 UBSs ou no Terminal Metropolitano.
    Foto: Divulgação/PDA-Marcos Luiz
  • Por: Redação
  • Publicado em: 27/11/2019
  • Compartilhar:

 Adultos com idade entre 20 e 29 anos que ainda não se vacinaram poderão receber a dose em uma das 20 UBSs ou no Terminal Metropolitano

 

Adultos com idade entre 20 e 29 anos que ainda não se vacinaram poderão receber a dose em uma das 20 UBSs ou no Terminal Metropolitano. Foto: Divulgação/PDA-Marcos Luiz

 

No próximo sábado (30/11), Diadema realiza o Dia D de Vacinação contra Sarampo nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e mais um posto extra: o Terminal Metropolitano de Diadema. A ação é realizada para adultos entre 20 e 29 anos que ainda não tomaram a dose possam se proteger contra a doença e contribuir para evitar a transmissão do sarampo.

A imunização é seletiva, após profissional de saúde avaliar a carteirinha de vacinação. A orientação para o público alvo é levar também documento de identidade com foto e cartão SUS, se tiver. No caso de dúvidas sobre se deve ou não tomar a dose, procure um posto de vacinação.

Desde o início de 2019, foram registrados 119 casos de sarampo em Diadema. A transmissão do sarampo ocorre por gotículas do nariz, boca ou garganta, quando a pessoa infectada tosse, espirra ou respira. Por isso, a vacinação é a única medida eficaz para se proteger contra a enfermidade. “O vírus da doença continua circulando na cidade, no estado e no país. Quando as pessoas estão imunizadas, a possibilidade de contágio é menor. Ao vacinar os adultos jovens também estamos protegendo as crianças, que podem ter complicações mais graves pelo sarampo”, explicou a responsável pela Coordenadoria de Vigilância à Saúde, Andréia de Conto Garbin.

Esta é a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em 2019. Na primeira fase da Campanha, entre 7 e 25 de outubro, foram vacinadas 1.518 crianças de seis meses a quatro anos de idade e 95 adultos com idade entre 20 e 29 anos. Ao longo do ano, foram imunizadas 83.459 pessoas em campanhas, ações de intensificação, rotina e bloqueios.

Rotina

Além da disponibilização da dose nas campanhas, a vacina também está incluída no Plano Nacional de Imunização, atividade de rotina das Unidades. Para bebês, são necessárias duas doses, uma quando a criança completa um ano e o reforço aos 15 meses de idade. Para adultos, a recomendação é tomar duas doses. Caso a pessoa tenha mais de 30 anos, apenas uma é suficiente.

Serviço:

Dia D de Vacinação contra Sarampo

30 de novembro de 2019, sábado.

 Posto extra de Vacinação no Dia D (das 9h às 14h)

Terminal de Diadema. Avenida Conceição, s/n, Parque das Jabuticabeiras.

 Demais Postos de Vacinação no Dia D (das 8h às 17h)

UBS ABC. Avenida das Ameixeiras, 679 – Jardim ABC.

UBS Canhema. Rua 22 de Abril, 113 – Jardim Canhema.

UBS Casa Grande. Rua Mem de Sá, 280 – Casa Grande.

UBS Centro. Avenida São José, 472 – Centro.

UBS Conceição. Rua Bororos, 80 – Vila Conceição.

UBS Eldorado. Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 – Jardim Eldorado.

UBS Inamar. Rua José Vicente, 122 – Jardim Inamar.

UBS Maria Tereza. Rua Epícea com Avenida Sinésio Pereira – Campanário.

UBS Nações. Rua Itália, 249 – Jardim das Nações.

UBS Nogueira. Rua Sebastião F. Tourinho, 285 – Vila Nogueira.

UBS Nova Conquista. Avenida Presidente Juscelino, 759 – Vila São José.

UBS Paineiras. Rua Javari, 635 – Jardim Paineiras.

UBS Paulina. Avenida Afrânio Peixoto, 351 – Vila Paulina.

UBS Piraporinha. Praça Rui Barbosa, 27 – Piraporinha.

UBS Promissão. Rua Prudente de Moraes, 300 – Jardim Promissão.

UBS Real. Rua Odete Amaral de Oliveira, 129 – Parque Real (antiga Rua do Tanque).

UBS Reid. Rua Serra do Maracujá, 49 – Parque Reid.

UBS Ruyce. Avenida Eldorado, 885 – Jardim Ruyce.

UBS São José. Rua Barão de Iguape, 98 – Vila São José.

UBS Serraria. Avenida Lico Maia, 803 – Serraria.