Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Detran define cronograma para retomada gradual dos processos de Habilitação

Com tecnologia de reconhecimento facial da Prodesp e aulas remotas, a medida beneficia mais de 50 condutores

Última atualização: 23/06/2020 21:07
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 23/06/2020
Compartilhar

Com tecnologia de reconhecimento facial da Prodesp e aulas remotas, a medida beneficia mais de 50 condutores

Detran define cronograma para retomada gradual dos processos de Habilitação. Foto: Divulgação

 

Por meio de tecnologia da Prodesp (empresa de Tecnologia do Governo), com sistema de reconhecimento facial para comprovar a identidade de condutores, São Paulo iniciou a retomada gradual das atividades dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados pelo Detran.SP, com aulas remotas.A medida atende demandas iniciadas antes da suspensão do atendimento presencial nas unidades, em 20 de março, em função da pandemia de COVID-19 e beneficia cerca de 50 mil candidatos de primeira habilitação, PCD, mudança de categorias e reabilitação.De modo que os procedimentos teóricos e práticos sejam realizados com segurança, para alunos e instrutores, o Detran.SP inova com o uso de ferramentas tecnológicas e a adoção de rígidos protocolos sanitários (confira o detalhamento no link).Com sistema inovador desenvolvido pela Prodesp, a identificação dos alunos passará ser feita por reconhecimento facial, através da biometria já cadastrada durante a matrícula nos cursos. Neste momento em que as medidas de distanciamento social são as ferramentas mais eficazes para evitar os riscos de contaminação pela doença, a automação de processos evita a necessidade de comparecimento presencial nos CFCs.

Além disso, permite ao Detran.SP, orientar, acompanhar e fiscalizar o cumprimento das ações preventivas e os protocolos sanitários preconizados pelo Plano junto aos Centros de Formação dos Condutores. O cronograma de retomada das atividades começou nesta segunda-feira (22), com o reinício das aulas práticas. As teóricas estão previstas para o dia 29 junho.

Aulas

As aulas teóricas para primeira habilitação acontecerão de forma remota, ministradas pelos instrutores através de videoconferência. Já aqueles que passam por reciclagem, terão acompanhamento online, no modelo EAD. A realização das provas será presencial e individual. A aplicação será feita por agendamento pelos CFCs, seguindo os devidos cuidados. O uso de máscara será obrigatório e os Centros de Formação deverão oferecer álcool em gel para higienização das mãos.

Para evitar aglomerações, as ações preventivas também farão parte da nova rotina das aulas práticas. Os testes, com previsão de retomada a partir da segunda quinzena de julho, serão realizados em ambientes abertos, definidos pelos municípios e com adequação de horários entre um exame e outro. O objetivo é reduzir a quantidade de provas e adotar escalonamento. Alunos e instrutores deverão usar máscara e o veículo passará por higienização a cada exame.

A Diretoria de Habilitação do Detran.SP publicará comunicados e portarias regulamentando os processos de inovação com os protocolos de prevenção e cuidados sanitários. A estimativa é de que, a partir do dia 1º de julho, mais de 100 mil condutores paulistas possam regularizar suas CNHs, se matriculando nos cursos de reciclagem ministrados por plataformas de Ensino a Distância (EAD), desburocratizando os processos com inovação e eficiência.

Tags:detranestadohabilitaçãoprocessosretomada gradualsão paulo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior São Bernardo entrega Corredor Galvão Bueno com extensão de 12 km
Próximo artigo aidan ravin Ex-prefeito Aidan Ravin segue internado na UTI e irmão nega morte

Últimas notícias

Obras do Complexo Viário Maurício de Medeiros avançam para reta final
Obras do Complexo Viário Maurício de Medeiros avançam para reta final
23/07/2025
Atividade em biblioteca fortalece vínculos e saúde de idosos em São Bernardo
Atividade em biblioteca fortalece vínculos e saúde de idosos em São Bernardo
24/07/2025
Entidades sociais de São Bernardo participam de encontros formativos para captação de recursos
Entidades sociais de São Bernardo participam de encontros formativos para captação de recursos
24/07/2025
Quarteirão da Saúde de Diadema
Diadema é contemplada para receber profissionais do Programa Mais Médicos Especialistas
24/07/2025
Moraes decide não prender Bolsonaro por descumprimento de cautelar
Moraes decide não prender Bolsonaro por descumprimento de cautelar
24/07/2025

Recomendadas

viatura do 6º Baep
São BernardoCidadesManchete

Policial intervém em roubo de moto em São Bernardo: um morre e dois são presos  

24/07/2025
Encontro de Pintura no Shopping ABC engaja comunidade em campanha do McDia Feliz 2025
São BernardoCidadesDestaque 1

Motociclista perde a vida ao colidir em veículo e poste em São Bernardo

24/07/2025
Tecnologia e inteligência: COI de Sto.André ajuda desvendar série de furtos de veículos
Santo AndréCidades

Tecnologia e inteligência: COI de Sto.André ajuda desvendar série de furtos de veículos

23/07/2025
Francisco Davi Marques Carvalho, de 33 anos, foi encontrado sem vida com quatro perfurações nas costas.
DiademaCidades

Por ciúmes da ex-esposa, homem tira a vida do atual companheiro dela em Diadema

24/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?