VOLTAR
  • Cidades

Desembargador que chamou GCM de analfabeto pede desculpas  

'Nada justifica os excessos dos quais me arrependo', disse o magistrado Eduardo Siqueira

  • Desembargador rasgou multa e chamou GCM de analfabeto.
    Foto: Reprodução
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 23/07/2020
  • Compartilhar:

‘Nada justifica os excessos dos quais me arrependo’, disse o magistrado Eduardo Siqueira

 

Desembargador rasgou multa e chamou GCM de analfabeto. Foto: Reprodução

 

O desembargador do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) Eduardo Siqueira, que chamou um GCM (Guarda Civil Municipal) de Santos de analfabeto após ser flagrado sem máscara, se arrependeu das ofensas feitas ao agente de segurança e pediu desculpas pelo episódio.

Em nota publicada nesta quinta-feira (23/07), o desembargador admitiu ter se exaltado com o guarda municipal Cícero Hilário ao rasgar a multa, jogar no chão e ainda tentar dar uma carteirada ao telefonar para o secretário municipal de segurança no momento em que o GCM o autuava último sábado (18/07).

“Nos últimos dias, vídeos de incidentes ocorridos entre mim e guardas municipais de Santos têm motivado intenso debate na mídia e nas redes sociais, com repercussão nacional. Realmente, no último sábado (18/07) me exaltei, desmedidamente, com o guarda municipal Cícero Hilário, razão pela qual venho a público lhe pedir desculpas”, disse o magistrado.

“Minha atitude teve como pano de fundo uma profunda indignação com a série de confusões normativas que têm surgido durante a pandemia – como a edição de decretos municipais que contrariam a legislação federal – e às inúmeras abordagens ilegais e agressivas que recebi antes, que sem dúvida exaltam os ânimos. Nada disso, porém, justifica os excessos ocorridos, dos quais me arrependo. O guarda municipal só estava cumprindo ordens e, na abordagem, atuou de maneira irrepreensível. Estendo as desculpas a sua família e a todas as pessoas que se sentiram ofendidas”, completou.

O caso do magistrado ganhou repercussão nacional. O TJ-SP instaurou um procedimento para apurar os fatos. Houve até um pedido da gravação original.

Veja o vídeo com as ofensas ao GCM: