VOLTAR
  • Cidades

Descentralização avança e farmácia de alto custo abre nesta 2ª em S.Bernardo

 Evento ocorrerá, às 14h30, no Poupatempo, e contará com a presença do secretário de Saúde do Estado, José Henrique Germann Ferreira

  • Poupatempo de São Bernardo vai disrtribuir remédios de alto custo.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 17/05/2019
  • Compartilhar:

 Evento ocorrerá, às 14h30, no Poupatempo, e contará com a presença do secretário de Saúde do Estado, José Henrique Germann Ferreira

 

farmácia de alto custo

Poupatempo de São Bernardo vai disrtribuir remédios de alto custo. Foto: Divulgação

 

A descentralização da distribuição dos medicamentos de alto custo na região do ABCD finalmente será concretizada depois de oito anos de reivindicação. O secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, estará nesta segunda-feira (20/05) em cerimônia que marcará a abertura a Farmácia de Medicamentos Especializados no Poupatempo de São Bernardo. O prefeito Orlando Morando (PSDB) também estará presente.

A inauguração era para ter sido em 11 de maio, mas por questões burocráticas e jurídicas houve um atraso. Atualmente somente o Hospital Estadual Mário Covas, que fica em Santo André, faz a distribuição dos medicamentos de alto custo.

A partir dessa entrega, começa a ser trabalhada a expansão do programa para Santo André (Poupatempo) para atender os moradores de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra e São Caetano (Atende Fácil), conforme informou o presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de Santo André, Paulo Sera (PSDB).

A proposta de regionalizar a entrega de remédio de alto custo no ABCD, que hoje só é feito no Hospital Estadual Mario Covas, em Santo André, é uma demanda antiga do Consórcio ABC, órgão financiado pelas prefeituras para elaborar projetos regionais. O tema é debatido pelas sete cidades há pelos menos oito anos e começou a ser discutido entre os municípios e Estado em 2011.