VOLTAR
  • Política

Deputado eleito Marcelo Lima cobra mais discussão sobre fusão do SD e Pros

Deputado federal eleito com votos em 399 cidades do Estado diz que é preciso informar melhor as razões pelas quais as duas siglas definiram pela união

  • Deputado federal eleito Marcelo Lima conquistou votos em 399 cidades do Estado.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 19/10/2022
  • Compartilhar:

Deputado federal eleito com votos em 399 cidades do Estado diz que é preciso informar melhor as razões pelas quais as duas siglas definiram pela união

Marcelo Lima

Deputado federal eleito Marcelo Lima conquistou votos em 399 cidades do Estado. Foto: Divulgação

O vice-prefeito de São Bernardo e deputado federal Marcelo Lima avaliou sua eleição e destacou um sentimento de gratidão por ter recebido votos em 399 cidades do Estado. Ele questionou ainda as razões pelas quais o seu partido, o Solidariedade, definiu pela fusão com o Pros. Para ele, falta uma discussão mais aprofundada sobre o assunto. Em entrevista concedida ao ABCD Jornal, o político comentou ainda sobre apoios no segundo turno.

ABCD Jornal – Qual é sua avaliação sobre essas eleições?

Marcelo Lima – Uma avaliação muito positiva porque nós tivemos votos em 399 cidades do estado de São Paulo. No ABCD, onde era o foco, nós chegamos aí a uma marca de quase 85 mil votos nas sete cidade tendo São Bernardo com quase mais de 55 mil. Mauá ficou em segundo lugar com mais de 8 mil  votos. Aí depois vem Santo André com quase 6 mil votos, Diadema, quase 6 mil, São Caetano do Sul com 1.200, Rio Grande da Serra, com 1.900, Ribeirão Pires com 1.200 e a Capital com mais de 5 mil  votos e 26 mil em outras cidades do Estado de São Paulo. Então, isso me dá uma responsabilidade enorme com o ABC Paulista, direcionando esse mandato para o ADCDMRR e também trabalhando as outras cidades. Por exemplo, Cotia onde tive 4.800 votos. Eles acreditaram num projeto de campanha, uma proposta de campanha eleitoral e agora eu preciso colocar em prática. Então essas cidades todas vão ter a minha presença, o meu trabalho, mas focar muito no ABCD.

 ABCD Jornal – Na maioria das cidades seus apoiadores eram vereadores?

Marcelo Lima – Eu não tive prefeitos me apoiando fora daqui (de São Bernardo) , mas eu tive vice-prefeito, secretários, vereadores, quando não tinha nem vereador, nem prefeito, nem vice-prefeito, nem secretário, eu tinha lideranças que sonham em ser vereadores, sabe? Projeto partidário, eu tive muita dobrada com candidatos e deputados estaduais. Por exemplo, você pega Juquitiba, eu tive 700 votos em Juquitiba, eu não fui lá. Porque foi uma dobrada que eu fiz com o candidato de lá. E assim por diante.

ABCD Jornal – E o que diferencia sua campanha de agora, que foi vitoriosa, da anterior (2018) na qual senhor não conseguiu se eleger?

Marcelo Lima – Primeiro, a experiência, isso foi uma experiência que eu tive em 2018. Nessa eleição, começamos a pré-campanha muito cedo, né? E comecei a pré-campanha eleitoral pensando, colocando ideias em prática, conversando, dialogando com lideranças de fora da região desde janeiro do ano do ano passado. Então eu já estou discutindo isso desde 2021 até uma pré-campanha, um projeto político de Cotia, lógico que em 2022 eu acelerei a partir de janeiro. E aí começamos a conversar, dialogar, montar candidaturas estadual, federal e assim por diante. Então, isso que me ajudou muito.

ABCD Jornal- Então, o que mudou foi a questão do planejamento?

Marcelo Lima – Planejamento, sem dúvida nenhuma, foi o planejamento como primeiro quesito da vitória dessa eleição.

ABCD Jornal – O senhor é vice-prefeito em São Bernardo. O fato de a Administração ser bem avaliada refletiu na sua candidatura?

Marcelo Lima – Em São Bernardo do Campo, na última eleição eu tive 34 mil votos aqui, hoje eu tive cinquenta e cinco. Portanto, a disputa foi muito forte aqui neste ano, pois nós tínhamos um ex-prefeito de oito anos de mandato como candidato a deputado federal, nós tínhamos o Vicentinho que é deputado federal que foi pra reeleição, nós tínhamos o Alex Manente que é deputado federal, que foi pra reeleição, e tínhamos o Marcelo Lima. Então, estava muito apertado. Em 2018, eu também não tinha um governo tão bem avaliado como nós temos hoje. Então, tem um ponto positivo e o negativo na eleição deste ano. O positivo é realmente a avaliação do governo e o negativo é a grande disputa que teve em torno das candidaturas.

ABCD Jornal – Então, avalia que a disputa foi bem acirrada?

Marcelo Lima – A gente teve de furar uma bolha. Você concorda que o Alex ele é mais conhecido que o Marcelo Lima e o Marinho também. Então eu tive que criar o conhecimento, criar um conceito na sociedade de São Bernardo pra poder disputar a questão de igual pra igual e disputamos de igual pra igual. E se não tivesse efeito Lula eu não tenho dúvida que nós podemos ter um resultado muito melhor.

ABCD Jornal – Essa disputa acirrada com os candidatos que você acabou de citar vai refletir nas eleições de 2024?

Marcelo Lima – Acho que é um cenário totalmente diferente, acho não, é uma convicção que eu tenho.  É um cenário totalmente diferente pra 2024. Teremos outra eleição. Eleição municipal não tem nada a ver com a eleição do Legislativo. É uma eleição onde a população vai, primeiro, avaliar se o governo tem sucessor. Quem é o sucessor? Vai avaliar ele. Terceiro, qual avaliação deste governo? Que eu tenho convicção que vai ser muito boa, vai ser uma avaliação maior do que hoje. Melhor e maior do que a de hoje. E esse candidato, eu acho que ele sai com a vantagem. Agora, precisa olhar, tem uma eleição no segundo turno, temos o Tarcísio e o Haddad. Quem vai ganhar? Temos Lula e Bolsonaro, quem vai ganha? Quem  ganhar a eleição nacional se fortalece.

ABCD Jornal – O seu partido apoia Fernando Haddad nesse segundo turno, mas o senhor optou pelo candidato Tarcísio de Freitas. Por que tomou essa decisão?

Marcelo Lima – Eu estou seguindo uma coerência minha. No primeiro turno apoiei Rodrigo Garcia, inclusive, o meu partido apoiou também, e depois mudar para Haddad no segundo turno. Não tem lógica. É da água para o vinho. Então, o meio termo é o Tarcísio. Até porque o Rodrigo também declarou apoio Tarcísio, primeiro porque o Tarcísio fez compromisso com o ABC comigo presente. Segundo porque o Tarcísio fez compromisso com o próprio Rodrigo. Então foram feitos compromissos com a região e com a cidade que é o que eu compartilho. Então deu pra ver o que é melhor para o estado de São Paulo. É por isso que o meu partido está acabando.

ABCD Jornal – Como assim?

Marcelo Lima –  Querem fazer a fusão com o Pros. Então, ninguém discutiu o estatuto partidário até agora. Eles estão simplesmente preocupados com o fundo partidário, com o dinheiro público pra poder fazer campanha, pra se manterem no poder. Não pode ser assim. Tem de ter uma discussão. Qual que é a discussão do estatuto que vocês pretendem fazer? A fusão é o quê? Se você perguntar hoje pra qualquer presidente dos dois partidos, eles não vão falar o que é a fusão. Olha, fusão é pra manter uma sigla viva. Isso não existe. Pra que é isso?

Meu partido está pensando em fundir com Pros. Qual que é a matéria-prima disso? É o fundo partidário? Então fala. Nós vamos fazer uma fusão pra manter o fundo partidário? É uma pouca vergonha. Não, nós vamos fazer uma fusão porque algo deu errado. E deu errado porque a urna mostrou. Nosso partido não a ultrapassou a cláusula de barreira porque o povo não quis. Então, se não quis, vamos fazer uma reflexão. Deu tempo de fazer essa reflexão do dia 3 de outubro até agora e isso é uma pergunta que nós temos de fazer pra eles. E eu vou fazer isso no momento correto, até porque essa fusão ela é uma coisa que começou agora, ela demora pra acabar.

ABCD Jornal – O que o senhor pensar da candidatura do Haddad?

Marcelo Lima – Eu acho que o Haddad é um cara do bem, não vejo ele como um cara do mal, eu o vejo com boas intenções, não vejo ele com má intenção, mas o Haddad tem um histórico de uma má gestão de São Paulo. Aí a pergunta é: quem não conseguiu governar a prefeitura de São Paulo vai conseguir governar o estado de São Paulo? É uma pergunta. O Tarcísio o que ele tem a mais que o Haddad? Ele tem experiência do Ministério que foi muito bem sucedido na minha opinião. E ele é um técnico e não um político, ele vai ter de se cercar para fazer a política, mas a questão da gestão é muito técnica. Olha o Rodrigo, Rodrigo era um exemplo de um cara preparado pra ser governador. E a população não o enxergou como um cara que estava melhor preparado pra ser governador de novo, o que é uma pena. Mas eu não tenho pra falar do Haddad por conta do seu partido político, eu não estou pensando nisso, eu acho que o Haddad ele teve um teste e ele não passou nesse teste. Nós estamos dando a oportunidade de o Tarcísio como técnico governar São Paulo e mostrar que tecnicamente é possível fazer uma gestão com a política sendo feita por outras pessoas.

ABCD Jornal – Em nível nacional você tem alguma preferência ou o senhor está mantendo neutro?

Marcelo Lima – Eu estou me mantendo totalmente neutro. É uma discussão de muito ódio. Ainda não parei pra pensar na eleição presidencial, até porque eu falei pra você, eu acho que a eleição tá muito consolidada tanto pra um quanto pra outro. Não sou eu que vou mudar essa eleição. A minha voz, o meu voto vai ter.

ABCD Jornal – O que  a população pode esperar do seu mandato?

Marcelo Lima – Um trabalho muito próximo da população, mesmo estando três dias da semana em Brasília. Eu quero estar todo o tempo que eu estiver na região, eu quero estar aqui no ABC, eu quero estar próximo das pessoas, quero estar na capital, quero estar no interior, quero fazer um mandato muito participativo. E o que as pessoas podem esperar? Que o Marcelo vai dialogar com cada prefeito, hoje mesmo me encontrei com o prefeito do PT de Mauá, o Marcelo Oliveira. Pra quê? Pra discutir o que que o meu mandato pode ajudar Mauá. Porque tem de estar acima disso, o que tem que estar acima disso é a confiança que eu recebi do povo de Mauá, se o povo de Mauá confiou em mim me dando uma expressiva votação lá, elas também confiaram no prefeito que está eleito porque ele ganhou a eleição pela maioria, e quem sou eu pra questionar isso? Cabe a mim apoiar, apoiar a pessoa não, mas sim a prefeitura, porquê através da prefeitura que se vai mudar a vida das pessoas.

ABCD Jornal – E qual vai ser a sua principal bandeira no Congresso?

Marcelo Lima – O fim da audiência de custódia. Eu vou trabalhar incansavelmente pra acabar com isso. Esse fim da audiência custódia é algo que tem de acabar no ordenamento jurídico brasileiro. Não dá mais. As pessoas estão vendo ser solto quem assalta, traumatiza as pessoas, toma sua bolsa, seu celular e seu dinheiro. O criminoso vai preso em flagrante e sai em 24 horas depois.  Isso é a impunidade. Esse sentimento de impunidade já vem na rua.  O delinquente já está entendendo que o crime compensa no Brasil. Aí você pega o policial militar, o guarda civil ou o policial civil, policial federal, enfim as forças de segurança que ficam desmotivados ao irem pra rua pra prender bandido para depois o bandido ser solto. Então, eu vou trabalhar pra que a Câmara dos Deputados possa aprovar um texto pra que a gente possa fazer isso o mais rápido possível e botar um basta na audiência de custódia, que nada mais é do que acabar com essa oportunidade daquele cara que assaltou a mão armada e foi preso em flagrante e que ele saiu em 24 horas da delegacia.

ABCD Jornal – Qual mensagem você deixa para seus eleitores.

Marcelo Lima – Olha, a mensagem é de muita gratidão, muita gratidão mesmo a todos eles que confiaram no meu nome pra ser o deputado federal do estado de São Paulo, mas também da cidade onde mora. Foi um grande desafio que vocês me deram, porque eles me deram um desafio enorme e ao mesmo tempo uma responsabilidade. E eu vou cumprir do meu primeiro dia do mandato até o último dia que estiver lá, com muita dedicação, muito trabalho pra recompensar essa confiança. É muita confiança.

Marcelo Lima, deputado eleito

Deputado eleito Marcelo Lima cobra mais discussão sobre fusão do SD e Pros. Foto: Divulgação