VOLTAR
  • Política
  • São Paulo

Deputada Carla Morando preside ato solene em homenagem aos 65 anos da Colsan

Durante o evento, a Colsan prestou homenagem aos cidadãos que contribuem para o andamento dos trabalhos da instituição

  • Deputada Carla Morando preside ato solene em homenagem aos 65 anos da Colsan.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 21/08/2024
  • Compartilhar:

Durante o evento, a Colsan prestou homenagem aos cidadãos que contribuem para o andamento dos trabalhos da instituição

Deputada Carla Morando preside ato solene em homenagem aos 65 anos da Colsan

Deputada Carla Morando preside ato solene em homenagem aos 65 anos da Colsan. Foto: Divulgação

Em ato solene presidido pela deputada estadual Carla Morando, segunda-feira, dia 19/08, foram celebrados os 65 anos de fundação da Colsan – Associação Beneficente de Coleta de Sangue. A cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e contou com a participação de Prof. Dr. Ricardo Luiz Smith, diretor-presidente da COLSAN, e diretores da instituição que foi fundada em 15 de agosto de 1959, sendo pioneira no incentivo à doação voluntária de sangue no estado de São Paulo.

“Sou doadora de sangue recorrente e estou ativamente envolvida em campanhas para conscientização de todos sobre a necessidade de termos mais doadores”, disse a deputada que apresentou Projeto de Lei nº 86 de 2024 que institui o Dia da Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência, incluindo-o no calendário oficial do Estado, propositura que está tramitando na Alesp. “Seguimos apoiando os trabalhos da Colsan que é a grande responsável por este pioneirismo no incentivo à doação voluntária de sangue”, concluiu a proponente da homenagem à Colsan na Alesp.

Durante o evento, a Colsan prestou homenagem aos cidadãos que contribuem para o andamento dos trabalhos da instituição. Uma das homenageadas foi a deputada Carla Morando que recebeu uma placa do Prof. Dr. David Baptista da Silva Pares, atual 1º vice-presidente da Colsan e presidente eleito para o próximo mandato.

Apresentando os números da instituição, a diretoria informou que atualmente a Colsan conta com 10 postos de coleta, sendo responsável pelo gerenciamento de 56 agências transfusionais sob administração direta, fornecendo 21.500 hemocomponentes/mês para cerca de 100 hospitais clientes e coleta mensalmente em torno de 13.500 bolsas de sangue. Inspirada no modelo da Cruz Vermelha Alemã, a associação atende a rede hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Grande ABC, Jundiaí e região, Sorocaba e região e Santos, Itanhaém, Praia Grande, Caraguatatuba e Vale do Ribeira.

Também participaram do evento Walter Dishchekenian, diretor-geral Administrativo da Colsan; e Dr. Afonso José Pereira Cortez, médico hematologista e hemoterapeuta, diretor-geral técnico da Colsan, além de outros membros e apoiadores dos trabalhos da instituição no estado de São Paulo.