
A GloboNews está passando por um momento de reestruturação em seu quadro de jornalistas e comentaristas, com a saída de três nomes de destaque em poucos dias. A apresentadora Daniela Lima e o comentarista Mauro Paulino, ex-diretor do Datafolha, foram dispensados na manhã desta segunda-feira (4), apenas alguns dias depois de a comentarista política Eliane Cantanhêde também deixar o canal.
As demissões foram confirmadas pela Globo em nota oficial, onde a emissora agradece a contribuição dos profissionais e menciona um “movimento permanente de renovação” no quadro de funcionários.
A saída de Daniela Lima, em particular, pegou a equipe do programa “Conexão GloboNews” de surpresa. A apresentadora, que dividia a bancada com Camila Bomfim e Leilane Neubarth, teve sua imagem retirada da vinheta de abertura do programa minutos antes de ir ao ar, na edição desta segunda.
Apresentadora confirmou saída nas redes sociais
Embora a Globo não tenha detalhado os motivos das demissões, rumores nos bastidores sugerem que a saída de Daniela Lima estaria ligada a um possível descumprimento do código de conduta da emissora. Segundo especulações, a apresentadora teria demonstrado proximidade excessiva com fontes política e ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), entre eles Alexandre de Moraes, o que vai contra as diretrizes internas da emissora.
Daniela Lima se manifestou em suas redes sociais, confirmando a saída e se despedindo da equipe. “Deixo a GloboNews com a sensação de missão cumprida, cabeça erguida, sedenta pelos próximos desafios. Viva o novo! Deixo aos colegas de trabalho, amigos que vou levar pra vida, meu muito obrigada e até breve”, escreveu.
O comentarista Mauro Paulino, sociólogo e especialista em pesquisas de opinião que trabalhou por 35 anos no Datafolha, estreou na GloboNews em junho de 2022 e também foi desligado da emissora nesta segunda-feira.
A saída de Eliane Cantanhêde, que estava na GloboNews há 15 anos, havia sido anunciada na última sexta-feira (1º), sendo a primeira de uma série de demissões que agitaram o cenário do jornalismo político da emissora.