ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

Defesa Civil faz alerta para chuvas em todo o estado

Frente fria pode provocar grande volume de chuvas na Grande SP e litoral; Governo do Estado faz monitoramento permanente

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 20/01/2024 06:09
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 20/01/2024
Compartilhar

Frente fria pode provocar grande volume de chuvas na Grande SP e litoral; Governo do Estado faz monitoramento permanente

Chuva
Defesa Civil faz alerta para chuvas em todo o estado . Foto: Reprodução

A Defesa Civil do Estado alerta, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), para fortes chuvas que devem atingir todo o território paulista até domingo (21/01), com maior possibilidade de grandes volumes acumulados nas regiões da Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba e Grande São Paulo. O Governo de São Paulo mantém monitoramento permanente das condições climáticas e contato com as principais concessionárias de serviço público para pronta resposta a eventuais emergências.

Na Baixada Santista, a chuva acumulada nos três dias pode chegar a 200 mm. No Litoral Norte e Vale do Paraíba, os registros devem ser de até 180 mm. Na Grande São Paulo e na região de Campinas, a previsão é de até 150 mm.

Nas regiões de Sorocaba, Vale do Ribeira e Itapeva, as chuvas devem chegar aos 130 mm. Já para as regiões de Bauru, Araraquara, Presidente Prudente e Marília, a previsão é de até 70 mm, apenas um pouco acima do estimado para as áreas de Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, com acumulados de 60 mm.

Com a previsão de grandes volumes acumulados no final de semana, especialmente durante o sábado (20/01), a Defesa Civil do Estado recomenda atenção redobrada em áreas urbanas mais vulneráveis. Devido ao encharcamento do solo, haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte.

Abaixo, confira algumas das principais orientações da Defesa Civil de SP para autoproteção durante temporais:

– Durante tempestades, é importante evitar áreas arborizadas devido ao risco de quedas de árvores. Caso haja queda de raios, procure abrigo em edificações. Nas áreas alagadas com enxurradas, uma lâmina com 15 cm de profundidade pode arrastar pessoas e, a partir de 30 cm, já é capaz de levar um automóvel.

– Os temporais podem provocar fortes rajadas de vento, com risco de queda de árvores e danos em construções quando as rajadas chegam a 75km/h. Em cenários mais críticos, os vendavais com velocidade a partir de 90km/h podem arrancar árvores e provocar danos estruturais em construções. Nestes casos, procure um abrigo seguro, evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis; mantenha distância de janelas, vidros e objetos perfurantes; abandone atividades com andaimes e encaixes metálicos; e, ao dirigir, evite se aproximar de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes e outras estruturas frágeis.

– Moradores de áreas de encosta precisam observar sinais de movimentação do solo. Antes de grandes deslizamentos, fique atento a rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados e água lamacenta escorrendo pelo morro. Diante de qualquer um destes sinais, o local deve ser abandonado imediatamente.

– Caso um fio energizado caia sobre o veículo, os ocupantes devem permanecer dentro do automóvel e ligar para o serviço de emergência. Se o carro começar a pegar fogo, ele deve ser abandonado, mas existe um modo correto de sair. Não toque nas partes metálicas e pise com os dois pés no chão. Depois, afaste-se dando pulos, sempre pisando os dois pés no chão ao mesmo tempo, até pelo menos 10 metros do local da queda do fio.

– Mantenha-se informado por meios oficiais para receber informações atualizadas sobre as condições climáticas e possíveis alertas. Busque sempre os canais oficiais da Defesa Civil por meio do @defesacivilsp e, agora, também pelo canal do WhatsApp na aba Atualizações, Canais Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Tags:alertachuvasdefesa civilgoverno do estadogrande SPlitoralsão paulo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior GCMs de Santo André Após críticas, GCM de Sto. André terá psicóloga a partir de segunda-feira
Próximo artigo Piscina Centros Educacionais de Santo André abrem piscinas durante as férias

Últimas notícias

Entre os itens subtraídos e recuperados estavam 9 unidades de gin, 14 unidades de uísque e 493 maços de cigarros, que foram restituídos ao representante do estabelecimento comercial.
GCM de São Caetano prende trio por roubo a estabelecimento comercial
08/12/2025
Operação São Bernardo Protege realiza mutirões em áreas de risco para conscientizar comunidades
Operação São Bernardo Protege realiza mutirões em áreas de risco para conscientizar comunidades
08/12/2025
São Bernardo tem uma nova milionária após prêmio no "Domingão com Huck"
São Bernardo tem uma nova milionária após prêmio no “Domingão com Huck”
08/12/2025
"A 1ª a vez que meu mental se esgotou", diz Neymar após permanência do Santos na Série A. Foto: Divulgação/Santos FC  
“A 1ª a vez que meu mental se esgotou”, diz Neymar após permanência do Santos na Série A
08/12/2025
Stuppendo Gelateria, do chef Edu Guedes, inaugura em Santo André 1ª unidade do ABCD
Stuppendo Gelateria, do chef Edu Guedes, inaugura em Santo André 1ª unidade do ABCD
07/12/2025

Recomendadas

Vigilância sanitária interdita para venda 636 garrafas de bebidas em adega e supermercado de Diadema
MauáCidades

Primeiro caso de intoxicação por metanol é confirmado em Mauá

07/12/2025
Prefeito de Diadema entrega ampliação do Hospital de Piraporinha com 23 novos leitos
DiademaCidades

Prefeito de Diadema entrega ampliação do Hospital de Piraporinha com 23 novos leitos

07/12/2025
Prefeito Taka inaugura o SIM - Saúde Integrada da Mulher
DiademaCidades

Prefeito Taka inaugura o SIM – Saúde Integrada da Mulher

07/12/2025
Homem tira a vida da ex-companheira em Diadema
DiademaCidades

Homem tira a vida da ex-companheira em Diadema

08/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?