Categories: CidadesSão Bernardo

Defesa Civil de São Bernardo recebe coordenador do CGE da Prefeitura de São Paulo

Defesa Civil de São Bernardo recebe coordenador do CGE da Prefeitura de São Paulo. Foto: Divulgação

Visando a cooperação entre as instituições, a Defesa Civil de São Bernardo recebeu, nesta quarta-feira (22/1), nas dependências no Paço Municipal, o gerente do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, Hassan Barakat, engenheiro civil de formação. Criado em novembro de 1999, o CGE é responsável pelo monitoramento das condições meteorológicas na Capital.

O equipamento foi implantado em São Paulo após uma inundação de grande proporção que tomou a região do Túnel do Anhangabaú. O modelo do CGE servirá como uma das experiências para moldar a criação do Centro de Emergências Climáticas de São Bernardo, em vias de ser viabilizado no município.

“O CGE é uma referência para todas as cidades que desejam implementar um plano de ação efetivo com o objetivo de minimizar o impacto das chuvas nos municípios. Ao longo dos anos, o órgão se consolidou como referência de dados meteorológicos que auxiliam a municipalidade na tomada de decisão. O encontro de hoje foi primordial para o nosso planejamento enquanto Defesa Civil, bem como visando o plano de trabalho do novo Centro de Emergências Climáticas em nossa cidade”, salientou o Coronel Faro, responsável pela Defesa Civil.

Com mais de 25 anos de experiência na instituição, Barakat ressaltou a importância de um centro de monitoramento estruturado para garantir efetividade às ações. “A troca de informações é essencial para o sucesso de uma ação. Fiquei muito feliz com o convite em poder fazer esse encontro de trabalho, de mostrar para a equipe de São Bernardo como o GCE trabalha os dados dos monitoramentos meteorológicos e como são aplicados na prática. O CGE se coloca à disposição para um trabalho integrado e que auxilie no desenvolvimento das práticas preventivas na cidade.”

CENTRO MUNICIPAL

A proposta do Centro Municipal de Emergências Climáticas prevê a implantação de unidade estruturada de forma multisecretarial, visando funcionar como um mecanismo institucional de monitoramento, alerta e ações rápidas mediante emergências causadas por eventos climáticos extremos no município.

A formatação do centro está sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, em conjunto com a Coordenadoria da Defesa Civil. Na última terça-feira (21/1) ocorreu a reunião preparatória, na sede do Executivo, concentrando mais nove pastas que terão participação direta nas ações, englobando a Habitação, Obras e Planejamento Estratégico, Serviços Urbanos, Transportes e Vias Públicas, Governo, Comunicação, Cidadania e Pessoa com Deficiência, Segurança Urbana e Saúde, além do Fundo Social de Solidariedade.

MONITORAMENTO

Em dezembro foi inaugurado, no prédio do Executivo Municipal, o novo centro de monitoramento da cidade. O espaço garante integração do Samu, Trânsito, Defesa Civil e GCM, em ações de videomonitoramento e pronto-atendimento à população. Com serviço 24 horas por dia, 7 dias da semana, o centro conta, no âmbito operacional, com 59 operadores, entre guardas municipais, médicos, atendentes e operadores de tráfego.

Redação
Share
Published by
Redação

Recent Posts

Veículo pega fogo no km 18 da Rodovia Anchieta

Equipes da Ecovias foram acionadas e conseguiram controlar as chamas; não houve registro de vítimas

11 horas ago

Tite anuncia estudo para aumentar salário de professores; abono será pago nesta sexta

Declaração foi dada nesta quinta-feira durante evento com 200 gestores da Educação de São Caetano

12 horas ago

Guincho pega fogo na Imigrantes sentido capital

Incêndio no guincho causou lentidão apenas no local do incidente. Equipes do Corpo de Bombeiros…

14 horas ago

Carro causa acidente com ônibus e um casal é atropelado em São Bernardo

Com o impacto, o ônibus acabou atropelando um casal que caminhava pela via; vítimas foram…

18 horas ago

Mulher atropela pedestre e outros carros passam por cima da vítima na Imigrantes

Acidente na Imigrantes aconteceu no KM 27, na altura do  bairro Alvarenga, em São Bernardo…

1 dia ago

Prefeitura de São Caetano amplia investimento no combate a enchentes

Programa ReFundação envolve investimento de R$ 173,3 milhões em intervenções para resolver problemas das enchentes…

1 dia ago