Equipe da Defesa Civil atuou em 50 chamados relacionados à danos em fios e postes e outros 30 de queda de árvores
Devido fortes chuvas que atingiram Ribeirão Pires na última sexta-feira (20), a Defesa Civil da Estância atuou em 80 ocorrências em diversas partes da cidade até esta segunda-feira (23/12). Apesar do número de atendimentos, não houve vítimas.
Das 80 ocorrências atendidas pela equipe da Defesa Civil, 50 foram relacionadas à rede elétrica, como queda de fios de alta tensão e de danos em postes causados pela chuva e pela ventania. A Defesa atuou em conjunto com a Enel, concessionária de energia do Estado de São Paulo, para a resolução dos problemas.
Os principais atendimentos relacionados à fiação foram no Centro, Jardim Iramaia, na região da Quarta Divisão e Centro Alto. Nesta segunda-feira , pela manhã, um cabo de alta tensão foi isolado na Rua Quintino Bocaiuva e a Enel foi avisada.
Outras 30 ocorrências estavam relacionadas à queda de árvores. As que demandaram atendimento prioritário foram as que caíram na Rua Tranquila, Rua Tokio, Avenida 7 de Setembro, Avenida Capo. José Gallo, Avenida Humberto de Campos, Rodovia Índio Tibiriçá e Estrada do Sapopemba.
Das ocorrências de queda de árvores, apenas cinco atingiram residências, mas que não deixaram vítimas, apenas danos de menor monta em muros e telhados das casas. Todas estas ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil.
Ao longo da sexta-feira e do sábado (21), equipes da Secretaria de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil estiveram nas ruas, junto com a Secretaria de Zeladoria, para atender aos chamados dos moradores.
A Defesa Civil orienta os moradores a buscar abrigo seguro durante tempestades e redobrar o cuidado ao se deslocar pela cidade – especial atenção de condutores e pedestres no sistema viário até que a energia seja restabelecida.
Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193 e a Defesa Civil Municipal pelo telefone 199.