VOLTAR
  • Cidades

Defesa Civil alerta para chuvas fortes e contínuas que atingirão o Estado

Chuvas começaram nesta quinta-feira e virão acompanhadas de raios, rajadas de vento 

  • Defesa Civil do Estado de SP alerta para chuvas intensas a partir desta quinta.
    Foto: Agência Brasil
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/03/2024
  • Compartilhar:

Chuvas começaram nesta quinta-feira e virão acompanhadas de raios, rajadas de vento

pessoas com guarda-chuva

Defesa Civil do Estado de SP alerta para chuvas intensas a partir desta quinta. Foto: Agência Brasil

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta a população para um período de chuvas intensas que atingirá todo o território paulista,. Elas começaram nesta quinta-feira (21/03) e permanecerão até sábado (23/03), com acumulados expressivos principalmente na faixa leste do estado.

Segundo dados divulgados pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), há condições de chuvas de intensidade que variam de fortes e contínuas a moderadas, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento que podem chegar até 88km, em algumas regiões, além de ressaca marítima para todo litoral, com ondas de 2.5 a 3 metros, até domingo (24/03).

Não estão descartados risco para transtornos como: deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e raios. Portanto, destaca-se a importância de cuidado especial nas áreas mais vulneráveis.

O destaque e atenção ficam voltados para o Litoral Norte e Vale do Paraíba, onde os acumulados podem chegar a 250mm. Para Baixada Santista, chuvas devem chegar a 180mm. Para a regiões da Serra da Mantiqueira, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e Itapeva acumulados de 100mm.Para as regiões de Campinas e Sorocaba acumulados de 80mm.

No interior do estado acumulados moderados também devem ser registrados. Nas regiões de Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araçatuba e São José do Rio Preto são esperados 70mm. Já para as regiões de Bauru, Araraquara, Marília e Presidente Prudente, os acumulados podem atingir os 60mm.

Por isso, a atenção deve ser redobrada. Caso um fio energizado caia sobre o veículo, os ocupantes devem permanecer dentro do automóvel e ligar para o serviço de emergência. Se o carro começar a pegar fogo ele deve ser abandonado. Mas existe um modo correto de sair. Não toque nas partes metálicas e pise com os dois pés no chão. Depois, se afaste dando pulos, sempre pisando os dois pés no chão ao mesmo tempo. Afaste-se por pelo menos 10 metros do local da queda do fio.

As pessoas que moram em áreas de encosta precisam observar os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro. Diante de qualquer um destes sinais o local deve ser abandonado imediatamente.

Durante as tempestades é importante evitar áreas arborizadas, devido ao risco de quedas de árvores. Jamais enfrente áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30cm levar um automóvel. Caso haja queda de raios, deve-se abrigar em uma edificação.

Diante de qualquer desses sinais, acione a Defesa Civil pelo número 199. Para mais orientações, cadastre-se pelo SMS 40199 para receber nossos alertas e siga as redes sociais da Defesa Civil e nosso canal do WhatsApp pelo Defesa Civil do Estado de São Paulo, para ficar por dentro das nossas orientações.

Todo o Sistema de Proteção e Defesa Civil monitora ininterruptamente as condições meteorológicas para acompanhar a formação e movimentação das chuvas em todo Estado. Os agentes de Defesa Civil Municipal realizarão vistorias em áreas de risco durante todos os dias de vigência do alerta.