VOLTAR
  • Variedades

De olho no crescimento, onda natural invade o mercado pet

Animais de estimação já podem usar shampoos e condicionadores veganos além de casinhas, peitorais e caminhas eco friendly

  • Letícia Regina Medina, tutora da cachorrinha Greta, utiliza em sua pet produtos com selo vegano.
    Foto: Arquivo pessoal
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 22/04/2021
  • Compartilhar:

Animais de estimação já podem usar shampoos e condicionadores veganos além de casinhas, peitorais e caminhas eco friendly

Letícia Regina Medina, tutora da cachorrinha Greta, utiliza em sua pet produtos com selo vegano. Foto: Arquivo pessoal

Não é novidade para ninguém que a onda natural já invadiu as áreas da alimentação, cosméticos, vestuário e até mesmo dos medicamentos. Agora chegou a vez do mercado pet aderir ao eco friendly. Isso mesmo! Os tutores preocupados com o meio ambiente já podem levar para seus bichinhos de estimação casinhas, peitorais, caminhas, shampoos, condicionadores e até colônias “ecologicamente corretos”.

É o caso da estudante Letícia Regina Medina, 25 anos, tutora das cachorrinhas Greta e Frida, uma golden retriever e uma pug, e dos gatos Zazu e Touareg. Letícia utiliza com seus animais os produtos de higiene da Megamazon, uma linha eco friendly preocupada com a preservação ambiental e recém-certificada com o selo vegano.

“Além de serem veganos, tem essa questão de não haver os maus-tratos aos animais nos testes. Eu não conseguiria utilizar um produto que fizesse com outros animais o que eu não gostaria que fizessem com os meus”, disse a estudante.

Além de notar a melhora nos pelos e na pele de seus pets, Letícia também disse que pessoalmente deixou para trás comportamentos impensáveis hoje como utilizar roupas de couro. “Melhorou a vida dos meus pets e também a minha consciência.”

O mercado vegano hoje é composto por mais de 30 milhões de brasileiros. De 2012 a 2018, houve um aumento de 75% no número de vegetarianos no país. Com isso, as certificações de produtos veganos praticamente triplicou nos últimos anos. Dados do Google Trends mostram um crescimento de duas a três vezes no volume de buscas pelo tema vegetarianismo, ou seja, o brasileiro está cada vez mais interessado no assunto.

A coordenadora de produtos da Pet Society (petsociety.com.br), que faz a linha Megamazon, Erika Moreira, disse que a empresa está sempre em busca das tendências do mercado e, principalmente, acompanhando seu público. “São tutores aventureiros, que querem estar em contato com a natureza, têm prazer em estar fora, em uma cachoeira, e principalmente, preocupam-se em não expor seus pets a produtos químicos nem a nada que os prejudique.”

Ela explicou que a Megamazon é a primeira linha de cosméticos para pets com o certificado vegano emitido pela ABV (Associação Brasileira de Veganismo). O selo é a garantia de que os shampoos, condicionadores e banho a seco da linha não possuem ingredientes de origem animal. Os produtos também são biodegradáveis, livres de parabenos e corantes.

Foi ao procurar produtos que oferecessem o mínimo de impacto ambiental que a arquiteta Camila Guimarães Ferreira, 31 anos, encontrou a Megamazon. Ela é tutora de duas representantes da raça de cães boiadeiros australianos, Aika e Holly, que adoram nadar.

“Todas as vezes em que elas se molham, vem aquele cheirinho delicioso dos produtos que utilizo com elas. Além disso, vi muita diferença no pelo, que ficou muito melhor”, disse Camila.

Para ela, o veganismo é um estilo de vida e há muitas coisas que as pessoas podem fazer para adotá-lo além da alimentação. “Podemos eliminar o sapato de couro, a bolsa. É uma filosofia.”

Camila Guimarães Ferreira usa produtos da Megamazon em suas duas cachorrinhas: Aika e Holly. Foto: Arquivo pessoal

DNA sustentável
Com painéis solares, 98% do refugo reciclável, todos os produtos com materiais atóxicos, a empresa Allure Pets (www.allurepets.com.br) já tinha um “DNA sustentável” quando decidiu entrar no mercado pet. “A empresa faz parte de um grupo e, durante a pandemia, aceleramos os planos que já tínhamos de lançar uma marca diferenciada no mercado pet”, disse o sócio-diretor geral da empresa, Diego Carbonari.

Foi então que surgiu a coleção Summer. São caminhas, comedouros, colchonetes, todos inspirados no tema praia. “Começamos divulgando esses atributos. Alguns são de madeira de reflorestamento, os revestimentos são a base de água, atóxicos. A sustentabilidade é um dos nossos pilares”, explicou Carbonari, ao também salientar que as embalagens não utilizam fitas adesivas.

Caminhas, da coleção Summer, são inspiradas no tema praia. Foto: Divulgação

A empresa tem a intenção de oferecer “experiências memoráveis” entre tutores e seus pets com produtos charmosos que abusam da criatividade. Todos os da coleção Summer são eco friendly. Os enchimentos dos estofados são resultado de reciclagem de garrafas pet e as demais embalagens, recicláveis.

Por enquanto, os produtos são direcionados para cães e gatos mas já há planos de expansão para outros pets. A próxima coleção, ainda em sigilo, já está em fase de desenvolvimento.

Produtos da empresa Allure Pets estão envolvidos em criatividade. Foto: Divulgação