VOLTAR
  • Política

David Uip fará auditoria na FMABC e denunciará Mauá ao MP

 Ex-secretário de Saúde do Estado assumirá nos próximos dias comando da Fundação de Medicina do ABC

  • Por aclamação, David Uip segue na reitoria da FMABC por mais 4 anos.
    Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil-Fotos Públicas
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 05/06/2018
  • Compartilhar:

 Ex-secretário de Saúde do Estado assumirá nos próximos dias comando da Fundação de Medicina do ABC

Ex-secretário de Estado de Saúde David Uip disse que fará auditoria na FMABC após assumir comando da entidade. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil-Fotos Públicas

O ex-secretário de Estado da Saúde David Uip já definiu quais serão suas primeiras medidas administrativas à frente da FMABC (Fundação de Medicina do ABC), entidade da qual será diretor presidente nos próximos dias. Uip anunciou nesta terça-feira (05/06) que fará uma auditoria nos contratos e convênios da instituição para detectar se houve desvios e se serão responsabilizados os autores de eventuais irregularidades.

Vamos auditar tudo e isso não é nada novo no meu currículo. Fiz isso no Estado. Essa é minha forma de gestão, quero as coisas esclarecidas, transparentes, às claras”, afirmou Uip, após se reunir com prefeitos da Região na sede do Consórcio Intermunicipal, que fica em Santo André.

Desde 9 de maio, a FMABC é comandada interinamente pela vice-presidente Adriana Berringer Stephan, de São Caetano, porque o ex-secretário de Governo de São Bernardo Carlos Maciel renunciou ao cargo após a PF (Polícia Federal) deflagrar a Operação Prato Feito, que investiga agentes públicos que atuavam para supostos desvios de dinheiro de contratos da merenda escolar. Maciel é um dos investigados. A Polícia Federal apura denúncias em 19 prefeituras do Estado, sendo duas delas no ABCD: São Bernardo e Mauá.

Ministério Público

Outra iniciativa de David Uip no comando da FMABC será denunciar ao MP (Ministério Público) a dívida que a Prefeitura de Mauá tem com Fundação. De acordo com Uip, o montante chega a R$ 128 milhões. “Não adianta mais conversar. Essa história se encerra agora, tem de ter proposta. Espero que haja um bom entendimento”, disse o médico ao acrescentar que a dívida da cidade aumenta R$ 6 milhões todo mês e o fato traz repercussões nas finanças da entidade.

O secretário de Governo de Mauá, Antonio Carlos de Lima, disse que a prefeita interina de Mauá, Alaíde Damo (MDB), tem intenção de iniciar conversas com a instituição. “Estamos nos inteirando dos números e verificando de fato o que devemos. Estamos entrando em contato com a Fundação para nos reunirmos nos próximos dias. Há boa vontade da administração em saldar as dívidas e o que for de direito”, finalizou.

Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil