VOLTAR
  • Variedades

Curso gratuito em Diadema ensina moradores a perder peso

Encontros ocorrem durante oito semanas; Prefeitura  ensina hábitos alimentares mais saudáveis

  • Curso ensina hábios alimentares saudáveis para ajudar moradores na perda de peso.
    Foto: Divulgação/PDA-Iago Martins
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 29/09/2018
  • Compartilhar:

Encontros ocorrem durante oito semanas; Prefeitura  ensina hábitos alimentares mais saudáveis

peso

Curso ensina hábios alimentares saudáveis para ajudar moradores na perda de peso. Foto: Divulgação/PDA-Iago Martins

O Programa “Melhor Peso Agora: Emagreça com Qualidade” tem ajudado moradores de Diadema a mudar a alimentação e perder peso. O curso é oferecido pela Secretaria de Segurança Alimentar da Prefeitura e tem como objetivo ensinar e incentivar hábitos saudáveis, principalmente para pessoas com sobrepeso, obesidade grau I, II e III e, também para as pessoas que tem diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e osteoporose.

O grande objetivo dos participantes, quando iniciam as aulas, é perder peso. Moradora de Diadema há 22 anos, Maria de Fátima Lima Costa conseguiu todas as orientações e, em dois meses perdeu mais de quatro quilos. Atualmente pesa 70kg. “Antes, me sentia muito cansada ao caminhar. Uma rotina de alimentação, então? Nem pensar! Comia quando sentia vontade e só. As aulas me ajudaram a seguir os horários corretos de alimentação e de forma saudável. Foi tudo tão bom que vou passar tudo que aprendi para meu marido”, afirmou a munícipe.

Criado em 2015 na primeira gestão do prefeito Lauro Michels (PV), a quarta edição do Melhor Peso Agora foi finalizada nesta semana após oito encontros. Durante o período de ensino, os participantes foram orientados sobre a importância da água no organismo humano, além de terem conhecido os grupos alimentares e participado de dinâmicas e oficina culinária sobre alimentos fit.

O curso também aborda questões como interpretação de tabela e rótulos de embalagens e contou com o encontro entre alunos e psicólogo, para falar sobre as mudanças de hábitos alimentares.

O foco do trabalho realizado pela equipe do programa foi combater a obesidade, doença que faz parte da vida de 20% dos brasileiros. Já o sobrepeso atinge 54% da população. Os dados foram divulgados este ano pelo Ministério da Saúde. “É importante existir o Melhor Peso em Diadema porque a população carece de informação. As pessoas iniciam o curso e não sabem o quanto se alimentam mal. Os dois meses estimulam os participantes a questionarem aquilo que era consumido e a modificarem sua rotina alimentar”, disse a nutricionista da Prefeitura de Diadema e coordenadora do Melhor Peso Agora, Renatiely Rosiany.

Mudança de vida

A moradora Nair da Silva Jorge mora em Diadema há dois anos. Antes do curso, Nair tinha dificuldade em abrir mão do carboidrato, assim como de doces. Não havia um dia que dispensasse um pedaço de bolo. “Eu sofria muito porque não conseguia entender que o que eu consumia me fazia mal. As aulas do Melhor Peso Agora me fizeram enxergar que o importante é a quantidade consumida. Não vou dizer que hoje, com o fim do curso, eu cortei todo tipo de carboidratos, mas diminui e me sinto muito melhor”, afirmou. Nair perdeu cerca de 6cm de cintura e se destacou entre os participantes.

Outra moradora que mudou de vida e reconquistou a autoestima foi Alessandra de Oliveira Dias. Alessandra procurou o curso após perceber que precisava aprender sobre alimentação saudável. A ideia era levar todo o conhecimento adquirido para dentro de casa. “Aprendi bastante. Me alimento melhor, não misturo alimentos muito calóricos numa mesma refeição e diminui a ingestão de doces. Hoje me sinto muito bem comigo mesmo”, comentou Alessandra.

Para mais informações, entre em contato com o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema “Josué de Castro” (CRESAND), localizado na Rua Primeiro Sargento Nestor Romualdo Tenório, 102, Centro. Telefones 4053-3946 / 3940.