
O curso de Medicina do Centro Universitário FMABC está entre os melhores do Brasil, segundo dados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de 2023, que foram divulgados no último dia 11 de abril.
A faculdade recebeu nota máxima (5), avaliação obtida por apenas outros oito cursos privados da área em todo o país.
O Enade é um exame federal obrigatório para os estudantes do último ano de cursos de graduação, medindo aspectos de formação geral e específica, por meio de uma prova com um total de 40 questões.
No total foram avaliados 31 mil estudantes de 309 cursos de medicina de todas as regiões brasileiras. Só 4,7% das faculdades privadas de medicina receberam a nota máxima, dentre as quais a FMABC.
“Estamos muito honrados e orgulhosos da avaliação máxima recebida pelos nossos graduandos, o que reflete o comprometimento deles com o aprendizado e também a enorme competência do corpo docente da nossa instituição para a formação de médicos altamente qualificados para o mercado de trabalho”, afirma o médico infectologista David Uip, reitor do Centro Universitário FMABC.
Em outubro de 2024, o Centro Universitário FMABC também recebeu a pontuação máxima de conceito institucional na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC).
Os avaliadores da pasta federal destacaram diversos pontos na análise, elogiando a organização, competência e empenho dos profissionais do Centro Universitário, além de enaltecer as estruturas físicas oferecidas pela FMABC para seus alunos, como a biblioteca, os laboratórios de ensino e pesquisa e também as parcerias locais para campos de estágio.
Sobre o Centro Universitário FMABC
Criada em 1969 como Faculdade de Medicina do ABC, a instituição se desenvolveu nas décadas seguintes formando profissionais que se tornaram referências na área da saúde, e expandindo os horizontes ao ponto de contar atualmente com nove cursos de graduação além da Medicina (Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Radiologia e Terapia Ocupacional).
A expansão e a qualidade do ensino fizeram com que em 2018 a instituição recebesse o status de Centro Universitário, ratificando a importância da FMABC na comunidade e também seu potencial em colaborar com o desenvolvimento de programas e projetos no campo da saúde e assistência médica da região do Grande ABC.